Assembleia Diocesana de Pastoral está refletindo sobre a Espiritualidade de Comunhão

Postado em 18/10/24 às 18:038 minutos de leitura45 views

Tendo iniciada pela manhã, nesta sexta-feira, 18, a 43ª edição da Assembleia Diocesana, com o tema "Por uma Espiritualidade de Comunhão na Práxis Evangelizadora" acontece no Centro Diocesano do Tambor com muita fraternidade. O evento, que reúne mais de 200 participantes, enfatiza a importância da união e colaboração na missão pastoral. Nesta tarde programação incluiu duas conferências e a Santa Missa.

Clique aqui e veja como foi a manhã da Assembleia

A primeira conferência, neste turno vespertino, foi conduzida pelo Pe. José Marcondes, que abordou o tema “E então explicou-lhes as Escrituras” (Lc 24,27). Durante sua fala, o padre refletiu sobre os paradigmas do discipulado, explorando modelos de serviço e as ações que sustentam o seguimento a Jesus Cristo.

Na conferência ministrada pelo Padre Marcondes, a mensagem central gira em torno da unidade e da diversidade dentro da Igreja. O padre inicia sua reflexão citando a carta de São Paulo, que ressalta a importância da comunhão no corpo de Cristo, e faz ecoar as palavras do Papa Francisco, que enfatiza que a verdadeira unidade não provém de um consenso humano, mas é uma dádiva do Espírito Santo. Essa perspectiva convida os fiéis a entenderem que, apesar das diferenças de funções e dons, todos são chamados a formar um único corpo, interligado e vital em Cristo.

O conceito de "Caminho" é abordado como um espaço de encontro com o Senhor, onde se dá a escuta da Palavra, a fração do Pão e a missão. O padre destaca que a experiência de Emaús não é meramente um evento isolado, mas um símbolo da jornada da comunidade de fé que se deixa guiar por Jesus. Nesse sentido, o caminho do discipulado é visto como um processo dinâmico e contínuo, onde novas perguntas e necessidades surgem, levando a um constante crescimento espiritual.

A essência do caminho é sintetizada em três palavras: encontro, diálogo e mudança de vida. Ao encontrar Jesus e dialogar com Ele, os discípulos são acolhidos e desafiados a transformar suas vidas à luz de sua proposta. Essa transformação é um convite à vivência do amor e à partilha, evidenciando que o discipulado é, antes de tudo, uma relação viva e ativa com o Cristo.

Na sequência, o Diácono Humberto Carneiro, apresentou a segunda conferência com o tema “Fica conosco” A Igreja como Família (Lc 24,29). Ele destacou que a Igreja é uma verdadeira família. O Diácono refletiu de forma contundente com a seguinte pergunta: Por que Jesus decide entrar na casa dos discípulos? A resposta é simbólica. O pedido dos discípulos para que Jesus ficasse com eles, por ser já tarde, é um reflexo da necessidade humana de esperança e acolhimento. A presença de Jesus na casa é um sinal de renovação e iluminação, culminando no momento em que Ele parte o pão e é finalmente reconhecido. Esse gesto não é apenas uma ação simbólica, mas a revelação do mistério da fé que se concretiza na partilha e na comunhão.

O Diácono destaca, ainda, que a Igreja é apresentada como a Família de Deus, uma ideia corroborada pelo Catecismo da Igreja Católica e pelo Papa Francisco. A comunidade cristã é vista como um lar, onde cada membro é convidado a experimentar a fraternidade e o amor. A verdadeira família de Jesus é formada por aqueles que se reúnem em torno dele, aprendendo uma nova maneira de agir e orar.

Por fim, explicou o diácono que é através da hospitalidade, da partilha e do acolhimento, a Igreja se torna um espaço onde a vida em abundância prometida por Cristo se realiza. É um chamado a todos os cristãos para que, juntos, façam da sua comunidade um lar onde o amor de Deus é vivido e celebrado.

A programação do dia foi encerrada com uma Santa Missa, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em homenagem a São Lucas Evangelista. O bispo destacou a importância do médico São Lucas, venerado pela tradição cristã como autor do Evangelho Lucano e dos Atos dos Apóstolos.

Dom Dulcênio enfatizou que as dificuldades enfrentadas em sua vida foram superadas com a ajuda de Cristo. Ele ressaltou a importância da autêntica comunhão, onde um sente a dor e as alegrias do outro.

Referindo-se à relação de Lucas com Paulo, Dom Dulcênio destacou Lucas como um grande conselheiro, simbolizando a verdadeira comunhão. Ele lembrou a lição de São Paulo: "quem planta, colhe", reforçando que a pregação da verdade pode causar desconforto, mas é essencial.

O tema do Evangelho de Lucas foi também abordado, com foco na vocação. Dom Dulcênio mencionou a preocupação do Papa Francisco com as vocações, citando a Amazônia como um exemplo. Ele enfatizou a necessidade de evangelização em todas as circunstâncias.

Na Diocese, o bispo afirmou que Deus está mostrando o caminho, e todos estão comprometidos em trabalhar pelas vocações. Ele concluiu com um apelo para que não falte o "vinho da alegria vocacional" e expressou sua preocupação tanto com o presente quanto com o futuro.

A Assembleia segue com sua programação, buscando fortalecer a espiritualidade de comunhão entre os fiéis e aprofundar a prática evangelizadora na Diocese.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Aline Tenório e João Pedro)