Tem início a 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Postado em 18/10/24 às 12:018 minutos de leitura55 views

A 43ª edição da Assembleia Diocesana teve início nesta sexta-feira, 18, e está sendo realizada no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor, em Campina Grande, reunindo mais de 200 participantes, entre clérigos e leigos. Com o tema "Por uma Espiritualidade de Comunhão na Práxis Evangelizadora", o evento enfatizou a importância da união e da colaboração na missão pastoral.

A assembleia teve início com a Oração da Hora Média, seguida do discurso de abertura do Sr. Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, que ressaltou a relevância da espiritualidade Diocesana, e lembrou também da unidade dos cristãos que é uma realidade secreta que está nos corações das pessoas, ao tempo em que aparece na história: “A unidade dos discípulos futuros, sendo unidade com Jesus – que o Pai enviou ao mundo – é também a fonte originária da eficácia da missão cristã no mundo”, pontuou.

Destacou também que a Igreja é o lugar onde acontece a continuidade da missão de Cristo: conduzir o “mundo” para fora da alienação do homem em relação a Deus e a si mesmo, para fora do pecado, a fim de que ele volte a ser o mundo de Deus, refletiu.

“Apreendemos alguns elementos da grande riqueza da oração sacerdotal de Jesus que vos convido a ler e meditar, para que nos oriente no diálogo com o Senhor, a fim de que nos ensine a rezar. Essa é a ESPIRITUALIDADE DE COMUNHÃO NA PRÁTICA EVANGELIZADORA DA IGREJA. Acolho a todos com um ímpeto de comunhão e, com a esperança de que sejamos realmente um. Meu coração de Pastor se alegra com a presença de todos”, disse.

Por fim, lembrou que a comunhão é gerada na oração e que a oração se faz no alto, recordando que é preciso buscar Deus em toda circunstância.

“É Pela escuta ao Espírito, que estamos construindo uma verdadeira Galileia; uma verdade Casa da Aliança em nossa diocese, há 75 anos. 75 anos de proximidade e muita comunhão. Nesse mesmo Espírito que lhes convido a permanecer conosco, em comunhão!”, concluiu.

Em seguida, o Padre Alexandre Moreira, da Coordenação de Pastoral, deu as boas-vindas aos participantes, e cedeu espaço para o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, por sua vez, apresentou um material extenso sobre as atividades jubilares, ele que esteve à frente da Comissão coordenando os trabalhos que ocorreram entre maio de 2023 e maio de 2024, agradecendo o apoio constante do bispo diocesano e o empenho de todos os padres nas iniciativas.

Ao apresentar uma síntese do Ano Pastoral da Missão, o Padre Marcos Souza, que coordenou os trabalhos, falou das ações realizadas, ressaltando as visitas às foranias e paróquias para formações e reflexões sobre a caminhada pastoral.

A programação seguiu com a 1ª Conferência, ministrada pelos Padres Paulo Sérgio e Henrique Gustavo, que abordou o tema “O que conversavam pelo caminho?” (Lc 24,17), discutindo sinodalidade, discernimento e espiritualidade diocesana.

O material apresentado pelos Padres Paulo Sérgio e Henrique Gustavo proporcionou uma reflexão sobre conceitos centrais da espiritualidade cristã. A primeira parte da reflexão abordou a essência da espiritualidade, utilizando referências tanto da tradição grega quanto da hebraica. A espiritualidade, nesse contexto, é entendida como um caminho de seguimento a Cristo, enfatizando a importância da relação pessoal e comunitária com Deus.

A segunda parte se concentrou-se na sinodalidade, um tema que ressoa fortemente no coração da Igreja contemporânea. Os padres destacaram o "sonho da igreja de Francisco", uma visão de uma comunidade eclesial que caminha unida e acolhe a todos. A sinodalidade é apresentada não apenas como um conceito teológico, mas como uma prática histórica que remonta aos primeiros séculos do cristianismo. O sínodo atual, segundo os expositores, não se limita a ser um evento, mas sim um convite para que todos os membros da Igreja contribuam com suas vozes e experiências, refletindo um desejo de escuta e inclusão.

Por fim, a diocesaneidade é discutida como um sentimento de pertencimento a uma comunidade local, a diocese. Essa conexão local é fundamental para a vivência da espiritualidade, pois reforça a ideia de que a fé é vivida em comunidade. A interação entre comunhão, missão e participação foi enfatizada como parte da espiritualidade de comunhão, onde cada membro é chamado a atuar em sua comunidade, promovendo a união e a solidariedade.

O evento busca reafirmar o compromisso Diocesano com a espiritualidade de comunhão e a importância de fortalecer os laços entre os membros da igreja, buscando uma missão pastoral mais unida e eficaz.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana (Ryan Caio)