Em São Domingos do Cariri-PB, bispo celebra abertura da festa do padroeiro

Atualizado em 08/08/23 às 00:005 minutos de leitura263 views

A comunidade de São Domingos, na cidade de São Domingos do Cariri - PB, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento (Cabaceiras) deu início, neste dia 08 de agosto, aos festejos do seu padroeiro; nesta nonagésima sétima festa, a comunidade refletirá à luz do tema “Falar somente com Deus e sobre Deus”, frase que o próprio S. Domingos cunhou.

A festa começou com uma procissão motorizada saindo pelas ruas da cidade com a imagem do padroeiro; por volta das 19h houve o hasteamento das bandeiras, seguido da santa missa presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande-PB, Dom Dulcênio Fontes de Matos, concelebrada pelo pároco, Pe. João Jorge; o bispo disse ser um prazer fazer parte dos festejos alusivos à São Domingos. Presentes também, os seminaristas, autoridades locais e o povo de Deus que se fez presente em grande número.

Homilia

Dom Dulcênio começou a sua homilia destacando que ao lado de São Francisco de Assis, São Domingos, se tornou um dos patriarcas da santidade cristã, pois se dedicou com grande zelo à pregação do evangelho e à defesa da fé no Sul da França. Conforme ensinou, São Domingos foi um homem que teve um conhecimento penetrante e sapiencial do mistério de Deus, e promoveu junto com o aprofundamento dos estudos teológicos, a oração popular do rosário.

Adiante, o bispo falou à comunidade, que celebrar as festividades de um padroeiro deve suscitar nos corações dos fiéis o desejo pela conversão, tentando imitar a vida e a santidade do santo aludido.

“A virtude que mais caracteriza a vida desse grande homem, São Domingos, é o zelo, não só de preservar a alma de todo o pecado, como também de salvar a alma do próximo. Ver uma alma em perigo de perder-se, era para Domingos uma preocupação séria. Tendo conhecimento dessa preocupação de São Domingos, o que temos feito para nos afastarmos de todo tipo de pecado, os nossos, os dos outros, ou seja, de que forma ajudamos os irmãos para encontrarem o caminho de Deus?”, refletiu.

Ao destacar o apostolado de São Domingos, Dom Dulcênio ensinou que o referido santo preocupou-se com a sua vida interior, e que por essa razão empenhou-se a pregar sobe a imortalidade da alma, destacando que é neste curso da vida que a alma decide-se por Deus; assim, entendendo a eternidade e imortalidade da alma não faz sentido algum empregar toda a felicidade nos bens temporais deste mundo.

“A nossa alma merece todo o nosso cuidado. O mundo passa, a alma fica. Servir a Deus e tratar de santificar-se é o verdadeiro fim do homem aqui na terra. Tolo é aquele que põe em jogo a eternidade; tolo é aquele que cuida de tudo, menos da eternidade. Se os santos pudessem ter um pesar, seria sem dúvida, o de não ter aproveitado ainda melhor o tempo da vida aqui na terra, para servir a Deus. Entra, meus irmãos, entra sem demora nas pegadas de São Domingos e põe tua vida toda, inteiramente, à serviço de Jesus Cristo”, pregou.

Na outra parte da sua homilia, o bispo explicou as leituras propostas pela liturgia, e ao destrinchar a primeira leitura, extraída do livro dos Números 12, 1-13, disse que o ciúme e a inveja de Aarão e Maria em relação a Moisés, devido ao seu contato direto com Deus, não agrada ao criador; trazendo para os dias atuais, explicou que muitas vezes isso ocorre nas comunidades, nos trabalhos pastorais, movimentos; enfim, é preciso – como disse o bispo – deixar a contenda de lado e buscar doar a sua vida em prol do Reino.

Concluiu a sua homilia pedindo à comunidade que olhem para São Domingos, e vejam o exemplo de cristão que foi, ao tempo em que peçam a Deus firmeza e coragem para não vacilarem na fé.

Continuidade da festa

As festividades de São Domingos seguirão com celebrações eucarísticas, peregrinação da imagem por comunidades da Área Pastoral, procissão motorizada, quermesses, apresentações culturais, gincana para as crianças e procissão.

Para ter acesso à programação clique aqui

Por: Ascom
Fotos: Pablo e Matheus