Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz, debate a situação da imigração de venezuelanos em Campina Grande

O segundo encontro que reuniu Igreja e demais representações civis, apresentou uma proposta de intervenção para a situação dos Venezuelanos que estão em Campina Grande

Atento ao problema, o Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz, representado por suas pastorais e por seu Vigário Episcopal, o Padre Sérgio Leite, reuniu segmentos da sociedade civil para discutirem soluções que ajudem os imigrantes a saírem dessa situação.

Em reunião realizada no Secretariado de Pastoral, na tarde desta sexta-feira (07), os representantes da igreja, e demais da sociedade civil se encontraram para construírem um caminho em comum a fim de amenizar esta problemática social.

Pelo Vicariato, estiveram presentes agentes ligados às Pastorais Sociais, como CEBI, Cáritas, Pastoral do Migrante com representações a nível de Nordeste e Brasil. Os demais segmentos envolveram representantes da Prefeitura, do Conselho Tutelar, do Ministério Público Estadual, da OAB-CG, dos Direitos Humanos.

O objetivo da reunião era de fomentar um caminho único que pudesse viabilizar a estadia dessas famílias na cidade. Para tanto, os membros partilharam de algumas realidades de refugiados noutras regiões e de como se dava a intervenção estatal.

Acerca da situação aqui em Campina Grande, a Prefeitura informou que têm buscado ajuda-los, o Conselho Tutelar, preocupado com as crianças dessas famílias, tem prestado assistência. Após terem discutido por quase duas horas, inclusive com a presença de um venezuelano, o grupo apontou uma estratégia de saída;

A proposta apresentada pelo Padre Sérgio, acolhida por todos, é de que haja um espaço para acomodá-los, outra louvável ideia apresentada por Wellington, representante da Cáritas, é de que os Venezuelanos já regularizados aqui no País, e que foram acolhidos na Fazenda do Sol, há dois anos, possam estabelecer um contato mais próximos aos recém-chegados.

Por: Ascom Diocese
Fotos: Rafael Augusto

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This