Vem aí a Festa da Padroeira de Campina Grande

Atualizado em 07/11/20 às 23:263 minutos de leitura610 views

Edição de 2020 terá novo formato: não haverá pavilhão, nem a tradicional procissão do dia 08, entretanto, uma carreata marcará o dia festivo e a Missa será realizada no estacionamento da Catedral.

Aproxima-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Campina Grande, com um formato extraordinário devido à pandemia do coronavírus. Tendo início no dia 29 de novembro e se estendendo até o dia 08 de dezembro, o destaque será a programação religiosa com Novenário festivo todas às noites, começando sempre a partir das 19h, tendo a participação de Padres e de Bispos.

Este ano não haverá as atividades culturais e artísticas, nem as quermesse e a tradicional procissão do dia 08, bem como a Missa no Parque do Povo.

Por outro lado, inovando no formato, no dia 08 de dezembro, dia da Solenidade da Imaculada Conceição, acontecerá uma carreata com a imagem da Padroeira que sairá do Hospital Dom Luis Gonzaga Fernandes, o Trauma, com destino à Catedral. Logo depois, a Missa de encerramento, que será presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, realizada às 17h no estacionamento da Catedral e com toda estrutura adaptada aos protocolos vigentes.

“Desde já intensifiquemos nossas orações! Nossa Senhora da Conceição abençoe o seu povo, a sua cidade de Campina Grande e toda a nossa amada Igreja Diocesana”, disse o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Padre Luciano Guedes.

A Carreata

Como inovação para edição deste ano, a Festa da Padroeira terá uma carreata que conduzirá a Imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade de Campina Grande.

A carreata sairá do Hospital Dom Luis Gonzaga Fernandes, o Trauma, às 15h30 e seguirá pela avenida Floriano Peixoto, passando pelo Hospital Antônio Targino, no Centenário, e o Hospital Pedro I, como gesto de gratidão aos profissionais da saúde e louvor à Nossa Senhora no combate da pandemia. O destino final é a Catedral.

Gesto simbólico, Camisa e Máscara

A cada edição da festa, é comum as vendas das camisas com a estampa de Nossa Senhora fazendo alusão à identidade visual da festa. Neste ano, as camisas serão acompanhadas por uma máscara que terá a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Programação no dia 08

Pensando numa segurança dos fiéis, no ápice desta Festa, serão realizadas 05 Missas nos seguintes horários:

-> Missas no período matutino: 06h - Santa Missa (alvorada) 08h - Santa Missa 10h - Missa Solene da Festa

Missas no período vespertino: 14h - Santa Missa 17h - Missa Solene de encerramento

-> Carreata às 15h30.

Transmissões

Todas as noites haverá a cobertura do Novenário que ficará a cargo das Pastorais de Comunicação da Diocese e da Catedral: os momentos serão veiculados nos Canais do YouTube da Diocese e da Catedral: DioceseCG e CatedralCG.

Por: Ascom