Um Carnaval para ‘Crescer’ na fé e no amor ao lado da família

 

Os dias 26, 27 e 28 de fevereiro estão sendo muito aguardados por fiéis católicos e missionários da Comunidade de São Pio X que, a todo vapor, vêm se dedicando para a realização de mais uma edição do Crescer, um dos principais eventos promovidos pela comunidade, e que neste ano irá ocorrer no Spazzio.

O retiro de Carnaval da Comunidade de São Pio X completa 20 anos em 2017. Duas décadas levando a mensagem de Cristo para as famílias e um verdadeiro encontro com Deus na cidade de Campina Grande, que acolhe a cada ano um número maior de fiéis campinenses e de outros lugares.

Um olhar mais atento em direção à nomenclatura do retiro de Carnaval, presente nos meios de divulgação, permitirá visualizar as seguintes palavras: “Crescer – O Encontro da Família Católica”. Está aí o público-alvo do Crescer: a família, grande inspiração dos lemas do encontro desde que o evento completou 10 anos de atuação no cenário campinense, no ano de 2007.

Um ensinamento de Madre Teresa de Calcutá, a beata que foi declarada santa em setembro de 2016, guiou os missionários da Comunidade ao lema do Crescer 2017. “Perguntaram à Madre Teresa: ‘Como eu posso conseguir a paz?’. Ela disse: ‘Vá para casa e ame a sua família. E a agência de publicidade que nos atende criou o lema deste ano: ‘Volte para casa. Ame a sua família. Encontre a paz”, relata Gustavo Lucena de França Costa, 38, diretor da Comissão de Organização dos Grandes Eventos.

A programação do Crescer 2017 está repleta de inúmeras novidades para a satisfação de todos os membros das famílias: crianças, jovens, adultos e idosos.

“Deixem as crianças, e não lhes proíbam de vir a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas”, buscando cumprir este ensinamento que vem do próprio Jesus Cristo, a Comunidade de São Pio X reserva um espaço com a identidade dos “pequenos servos de Deus”, o “Crescer com as crianças”, promovendo Missas, Adorações ao Santíssimo Sacramento e dinâmicas com a linguagem das crianças.

Vários ministérios estarão a serviço dos participantes, tais como o de música/animação, o de aconselhamento e o de pregação, além de outros. Pode-se citar ainda o Crescer na Alegria: shows que serão realizados a partir das 18 horas de cada dia do evento.

Muitas personalidades já confirmaram presença: padres, bispos, missionários. A exemplo tem-se o músico Cassiano Meirelles, Pe. Chrystian Shankar, da Diocese de Divinópolis/MG, Padre Nilson Nunes, da Arquidiocese de João Pessoa/PB, além de Teto Fonseca, pregador e músico da Comunidade de São Pio X e da presença do bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson.

Para o ano de 2017, a Comissão de Organização dos Grandes Eventos pretende atingir uma meta de 400 voluntários inscritos no Crescer. Estes serão contemplados com a camisa do evento, mochila e certificado, bem como com momentos de espiritualidade e trabalhos de motivação.

Gustavo Lucena – coordenador do Crescer

O Crescer não busca apenas contribuir para com uma maturidade espiritual e um encontro com o Amado para as famílias católicas, o evento também mostra a sua preocupação com os mais carentes e com o Planeta Terra, reconhecendo a importância da reciclagem. Por isso o Encontro da Família Católica irá investir em ações socioambientais, incentivando os participantes do Crescer 2017 a doarem alimentos e a trocar os lixos descartados no evento por cupons de sorteio de brindes. O lixo arrecadado será vendido a cooperativas de reciclagem e com o dinheiro novos alimentos serão comprados e doados, levando não apenas cestas básicas, mas além disso dignidade e fraternidade a famílias carentes.

Gustavo Lucena diz que “sem a família a sociedade é vazia, estéril, ela é o novo para a sociedade, apesar de a acharem retrógrada ou quererem redefini-la”. Em vista disso, ele também afirma que o Crescer busca resgatar valores como o respeito, a moral cristã, a fraternidade, a disposição para o perdão e para a reconciliação, as experiências de partilha, o convívio com o diferente. Enfim, diversas virtudes despertadas nas pessoas a partir da vivência familiar.

 

A GÊNESIS DO CRESCER

“Quando ele surgiu [o Crescer], em 1996, o Encontro da Nova Consciência tinha grande repercussão em Campina Grande, só que para alguns católicos havia um distanciamento da proposta do evento para que eles pudessem participar, e nós da Comunidade, percebendo a oportunidade de acolher essas pessoas que durante o Carnaval não viajavam, criamos o Crescer”, relata Gustavo a respeito do encontro que teve a sua primeira edição realizada no Colégio das Damas, reunindo um público de aproximadamente 80 pessoas.

O atual diretor da Comissão de Organização dos Grandes Eventos confidencia que, no ano de 1998, o Crescer não foi realizado por conta de dificuldades financeiras, e que assim, por tal motivo, se credita a 2017 os 20 anos do encontro.

Gustavo Lucena explica o porquê do nome “Crescer”, contando que a proposta do evento era trazer reflexões para que as pessoas crescessem na fé e no conhecimento. Além disso, ele conta que na comemoração dos 10 anos do retiro de Carnaval da Comunidade de São Pio X, a Comunidade assumiu uma outra postura, a do crescimento na realidade da família.

“Por isso ficou ‘Crescer – O Encontro da Família Católica’”, relata o neto de Antonio Lucena, o fundador de uma Comunidade, idealizador de um dos primeiros retiros católicos de Carnaval em Campina Grande e um homem que sempre incentivou os seus irmãos missionários a não desistirem nos tempos em que o Crescer passava por dificuldades, segundo observações do próprio Gustavo.

“Eu e minha família serviremos ao Senhor”, este trecho do versículo 15 de Josué 24 é a mesma frase da família que decide ir ao Crescer e viver três dias na companhia do Espírito Santo. Além disso, uma música de Padre Zezinho, intitulada de “Oração da Família”, sintetiza a importância da família e os passos que esta precisa seguir: “Que a família comece e termine sabendo aonde vai / e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / e que os filhos conheçam a força que brota do amor”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This