Tem início a 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Atualizado em 22/11/19 às 21:062 minutos de leitura434 views
Teve inicio na manhã desta sexta (22) a 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que se realiza no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor. São mais de 200 pessoas entre Padres, Diáconos, Seminaristas, leigos e a presença do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A Assembleia deste ano traz como tema: “A Comunhão Missionária Diocesana à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem por objetivo propor a caminhada pastoral para o quadriênio (2020-2023). Os trabalhos foram abertos a partir das Palavras de Dom Dulcênio Fontes de Matos que falou sobre este momento como sendo oportuno e rico para a Diocese e para toda sua caminhada pastoral. "Sinto-me feliz de percorrer este caminho com todos vocês, escutando o que o Espírito de Deus suscita no hoje de nossa caminhada!" Disse o Pastor Diocesano. Ainda em sua alocução inicial, o Bispo falou sobre o que as Diretrizes tratam e de como elas serão importantes para a caminhada da Diocese que em 2024 completará 75 anos de fundação. Destacou a Comunidade Eclesial Missionária, apontando para a simbologia da "Casa", sendo o lugar do encontro, da família  da fraternidade e mencionou os pilares que sustentam a Casa: A Palavra, o Pão Eucarístico, o Serviço da Caridade e o estado Permanente de Missão. "Em nossa Diocese de Campina Grande queremos identificar-nos com estes sinais, com este jeito de ser Igreja. E para avançarmos neste Caminho abrimos hoje nossa Assembleia Pastoral", comentou o Bispo. E por fim, manifestou o seu desejo: "Eu desejo, portanto, que os trabalhos desta Assembleia, as contribuições diversas e sobretudo, o espírito de oração de todos indiquem o caminho que vamos trilhar com a firme decisão de acolher o Reino de Deus". Desfechou o Bispo. Após as palavras motivadoras de Dom Dulcênio, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande expôs um material relatando todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano Pastoral, que trabalhou a Comunicação e a Acolhida. Em seguida, duas conferências foram realizadas partindo da temática do encontro. Os momentos foram proferidos pelos Seminaristas estagiários que estão na equipe de trabalho, auxiliando o Padre João Afonso.  No primeiro momento, o Seminarista Henrique trabalhou o primeiro capítulo das Ações Evangelizadoras que aponta o tema: 'O Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo'. Por conseguinte, o Seminarista Jefferson trabalhou o capítulo 2, que enfoca para o "Olhar de Discípulos Missionários.". Os trabalhos prosseguem à tarde e noite deste dia, com as conferências que estão sendo feitas pela equipe de trabalho, e ainda neste dia haverá a divisão dos grupos, para a produção de propostas à Luz das Diretrizes Evangelizadoras.
Por: Ascom
Fotos: João Saraiva