Tem início 50ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2

Atualizado em 25/06/19 às 12:453 minutos de leitura334 views
Na noite desta quarta-feira, 21, teve início as atividades da 50ª Assembleia Pastoral da CNBB Nordeste 2. Com tema “O Protagonismo dos Leigos” e lema “Sal da Terra, Luz do Mundo” (Mt 5,12-14), o evento está sendo realizado no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. Mais de 150  pessoas, entre bispos, padres, religiosos e leigos das 21 (arqui)dioceses dos quatro estados que compõem o regional, participam da Assembleia, que se estende até o sábado, 24. [caption id="attachment_2775" align="alignright" width="406"]Dom Manoel Delson acolhendo os partiipantes Dom Manoel Delson acolhendo os partiipantes[/caption] Na noite de ontem, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande e vice-presidente da CNBB NE2, acolheu os participantes com uma oração inicial de abertura. No auditório, o presidente do Regional e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, deus às boas-vindas e destacou a importância do leigo para a Igreja: “Precisamos superar a mentalidade de que os leigos e leigas estão, se comparados aos ministros ordenados, numa posição de inferioridade. Sendo a Igreja o povo de Deus, nós somos um povo em marcha. Rejeitar a ideia vertical de hierarquia para consolidar uma hierarquia de comunhão não fere em nada a hierarquia da Igreja. Será, sem dúvida, a consolidação da hierarquia da Igreja, que aprendeu de Jesus que, quem quiser ser grande, seja o servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos (cf. Mc 10, 43-44)”. [caption id="attachment_2776" align="alignleft" width="402"]Dom Fernando Saburido, presidente do Regional Dom Fernando Saburido, presidente do Regional[/caption] Comentou ainda sobre a importância da tarefa de atualização da mensagem do Concílio Vaticano II, pois, segundo ele, do ponto de vista institucional a Igreja pode sofrer mudanças, pois enquanto instituição humana e terrena, necessita de contínua reforma para ser fiel à missão de Jesus Cristo. “É urgente atualizar a mensagem da salvação, procurando torná-la compreensível para o mundo moderno, lembrando que não se deve entrar no diálogo com o mundo sacrificando as próprias convicções. Se o diálogo com os de fora ganha credibilidade a partir do diálogo no interior da própria Igreja, vejam como é importante levar a sério um encontro anual como este”, afirmou. A noite de ontem contou também com o lançamento de um selo comemorativo dos Correios em homenagem aos 50 anos da CNBB Nordeste 2. O Regional Nordeste 2 foi criado durante o Concílio Vaticano II, quando foi votado e aprovado o desdobramento do então Secretariado Regional Nordeste em três regionais. Na ocasião, o Regional Nordeste 2 apresentou como Secretário Regional Dom Helder Pessoa Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, e Recife como sede do Regional. Na programação desta nesta quinta-feira,  23, as atividades pela manhã terão como  pauta uma palestra sobre “O Protagonismo dos leigos nos documentos da Igreja”. Uma mesa-redonda com tema “Qual o protagonismo dos leigos nos últimos 50 anos no nosso Regional?” e a exibição do filme “O Concílio Vaticano II” compõem a programação dos períodos da tarde e noite, respectivamente.