Simpósio de Filosofia e Teologia: As discussões em torno da religião e do ateísmo

O Simpósio de Filosofia e Teologia teve prosseguimento nessa quinta-feira (24), onde pela manhã os trabalhos ficaram por conta do Dr. Gutenberg Germano, psicoterapeuta e professor na UEPB, que ministrou a palestra “O Divino Como Liberdade Absoluta”.

Em sua ministração, o Doutor formado pela Escola de Belas Artes (RJ) apontou a relação do homem com a sua existência, a partir da manifestação de sua religiosidade. Segundo o Doutor Gutenberg, “a religião é própria do existir humano, que só se dá porque seu ente se manifesta pelas experiências de religiosidade”.

Na segunda parte da manhã, o Pós-Doutor Padre Walterson Vargas, apresentou em sua palestra “Filosofia e Religião no ‘De Vera Religione'” apontamentos de Santo Agostinho acerca da natureza humana e da reestruturação das virtudes a partir do conhecimento dos vícios.

Ao tratar da filosofia cristã, o Padre e professor defendeu que “o que difere o cristianismo das filosofias pagãs é a humildade que o faz entender-se necessitado de uma graça (a graça dAquele que se fez obediente até à morte de Cruz) que cura a vontade humana e a faz voltar ao seu estado original”.

No período da noite, o Pós-Doutor Padre Walterson Vargas ministrou a Palestra “Ateísmo, Fé e Razão em Santo Agostinho”, expondo, através de três textos escritos pelo doutor da Igreja e Bispo de Hipona, a relação que existente entre fé e razão.

Ao falar sobre o papel da fé como impulsionadora da razão, e esta como aprimoradora daquilo que a fé expõe, e fazendo uma abordagem sobre a dicotomia “temporal X eterna”, o padre expôs que “a fé esclarece (à razão) os modos de lidar com o que é temporal”.

O Padre Walterson, que tem em Santo Agostinho sua área de especialização, buscou mostrar como a fé e a razão não são incompatíveis e agem harmonicamente na busca pela verdade e felicidade humana.

O Simpósio se encerra nesta sexta-feira (25), com sua última palestra a ser ministrada pela manhã no Seminário Diocesano, mais precisamente no Auditório Dom Anselmo, onde ocorreram as palestras anteriores.

Texto: Sem. Luis Felipe
Fotos: Sem. Syllas Emanuel