Seminaristas participam de Fórum sobre a Sagrada Liturgia

Atualizado em 09/11/19 às 23:251 minuto de leitura486 views
O Fórum de Liturgia que acontece no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, reuniu na manhã deste sábado (09) dezenas de seminaristas que residem na Casa de Formação e de outras congregações religiosas como os cônegos, redentoristas, passionistas e dehonianos. Estiveram presentes também, participando em meio aos seminaristas, o Padre Danilo César da Comissão de Liturgia e o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. O fórum está sendo assessorado pelo doutor em liturgia, o monge beneditino Jerônimo Pereira, do Mosteiro de São Bento de Olinda, que aplicou no decorrer deste sábado (09) seu estudo a partir de uma pergunta chave: "O que é Liturgia?" Dessa interpelação, o monge trabalhou um conteúdo abrangente na parte da manhã, envolvendo caráter da Presidência Litúrgica, a Teologia da celebração, as orações litúrgicas, o sentido da configuração sacerdotal na Pessoa de Cristo e a Mistagogia litúrgica, isto é, um método catequético para explicar a iniciação cristã. No turno da tarde, o Monge Jerônimo seguiu aplicando seu conteúdo focando na questão dos Mistérios Cristãos, que se dá na Pessoa de Jesus Cristo, abordou ainda, pontos Sacrosanctum Concilium, Constituição conciliar que fala sobre a Liturgia e por fim falou da Arte e da Celebração. "Sendo um culto perfeito a Deus, Ele se permite alcançar, ao momento em que se rebaixa aos nossos símbolos e se faz deles para manifestar-se, usufrui dos elementos materiais para buscar o homem, e tudo é vivido na liturgia no ritos e preces." Disse o Monge. O Fórum segue até este domingo (10) e se encerra na parte da manhã com um almoço. O Monge Beneditino Jerônimo Pereira tem mestrado em Teologia com especialização em Liturgia Pastoral e possui Doutorado em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma (Santo Anselmo).
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto com Comissão de Liturgia