Seminaristas da Teologia recebem Ministério de Leitor

Atualizado em 06/12/19 às 21:292 minutos de leitura403 views

Em Missa que marcou o encerramento do Ano Letivo do Seminário Diocesano, Seminaristas da Teologia receberam o ministério de Leitor.

Na tarde desta quinta-feira (05) foi realizada no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, em Campina Grande, uma Missa em Ação de Graças pela conclusão do Ano Letivo de 2019 no Seminário. Em Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada por Padres da Dioceses de Campina Grande, Patos e Petrolina, o Seminário reuniu dezenas de fiéis nesta tarde. Professores do Centro de Estudos Acadêmicos, funcionários, amigos e familiares dos seminaristas, reunidos para agradecerem a Deus pelo êxito de mais um ano e outros motivos, tais como, a conclusão do curso de filosofia, a acolhida de mais três novos seminaristas provindos da Diocese de Petrolina, e o Leitorado de cinco seminaristas da Teologia de Campina Grande. Durante a homilia, Dom Dulcênio ressaltava os motivos de gratidão para com Deus e dirigindo-se aos seminaristas falou sobre a missão do sacerdote que se constrói a partir da vida no Seminário: "Partindo da realidade da vocação, penso que todos estão aqui atendendo ao chamado de Deus. E ser Padre é fazer a vontade de Deus, por isso. É preciso cumprir a vontade divina acomodando nossa vida aos princípios do evangelho". Disse. O Bispo de Campina Grande ainda fez um agradecimento aos seminaristas da Diocese de Patos que a partir do próximo farão seus estudos em Belo Horizonte: "Aos seminaristas de Patos, quero dizer que vocês honraram esta casa. Juntamente com o Padre Reitor e toda equipe formativa, queremos dizer que somos muito gratos pela existência de vocês entre nós; vocês deixarão saudades! Espero e confio em Deus ouvir dizer depois que todos foram ordenados". Agradeceu Dom Dulcênio aos seminaristas de Patos. A Instituição do Leitorato Na instituição desse ministério, o Bispo entrega aos instituídos o Livro Sagrado, dessa forma procedeu a liturgia em que cada um dos cinco seminaristas receberam das mãos de Dom Dulcênio a Bíblia. Os cinco seminaristas que receberam o ministério de Leitor, são eles: Helton Moura,  Joselino Mendes, Joseque Borges, Mercio Aurélio e Tadeu Laurentino. A partir de agora com o ministério recebido ele passam a auxiliar na Liturgia da Palavra, onde são considerados leitores oficiais da Igreja. Ao falar aos jovens seminaristas leitores, Dom Dulcênio demonstrou sua gratidão e confiança: "Deram o primeiro passo, muito bem! Saibam que tenho muita esperança em vocês, que Deus vos abençoe! Vamos caminhar, eu confio em vocês"! Disse. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto