Seminário Diocesano São João Maria Vianney promove Simpósio de Filosofia e Teologia

De 22 a 25 de outubro, acontece no auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, o Simpósio de Filosofia e Teologia, que colocará em debate o tema: Religião e Ateísmo. Sendo destinado a toda comunidade, o Seminário Diocesano estende o convite aos interessados em participarem desta riquíssima semana na produção de conhecimento filosófico e teológico.

Visando apresentar as perspectivas filosóficas e teológicas, o Simpósio trará uma discussão – a partir do tema proposto – acerca de questionamentos do homem frente à realidade em que está inserido, nesse intuito, serão abordados desdobramentos em cima do tema que permitam uma reflexão crítica.

Para discutir as temáticas, o evento contará com os Palestrantes, Professor Doutor Gutenberg Germano Barbosa, Professor Doutor Padre Manfredo Araújo de Oliveira e o Professor Doutor Walterson Vargas, bem como, os professores do Centro de Estudos Acadêmicos do Seminário, Professor Mestre Padre Josandro Félix e o Professor Doutor Írio Coutinho, dentre outros.

O evento será realizado nos turnos da manhã e noite, e aos estudantes que forem, será disponibilizado um certificado de 40h/aulas para aqueles que tiver participação integral no evento. A inscrição custa 25 reais.

Anualmente o Seminário São João Maria Vianney realiza uma semana especial com a finalidade de tratar de um tema específico concernentes aos campos filosóficos e teológicos. Em edições anteriores, por exemplo, foram abordados temas como Mariologia, Bioética, dentre outros.

Acesse aqui para fazer sua inscrição

Sobre os Palestrantes

Professor Doutor Padre Manfredo Araújo
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza(1962), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma(1966) e doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian(1971). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas:Filosofia Transcendental, Reflexão, Subjetividade.

Professor Doutor Walterson Vargas
Possui graduação em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (1991), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011). De março de 2014 a julho de 2017, fez estudos de pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, e na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática. Além dos dois livros publicados indicados abaixo, está aprovada para publicação em 2019, pelas Edições Loyola, a obra “Deus e os homens e sua relação em Santo Agostinho”.

Professor Doutor Írio Coutinho
Possui Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2014), Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), e Teologia pelo Instituto Claretiano (2018). Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião na UEPB, desenvolve pesquisa nessa área a partir da leitura de Habermas e da tradição anglófona em seus aspectos Epistemológicos e Político-Sociais.

Professor Doutor Gutenberg Germano Barbosa
Teve sua formação acadêmica no Clube Naval e na Escola de Belas Artes, no Rio, quando conheceu o renomado filósofo Huberto Rohden. No final dos anos 70 o jovem Gutenberg conheceu os pensamento de Viktor Emil Frankl. Em 1988 retorna à Campina Grande, na condição de professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e tão logo dá os primeiros passos à logoterapia. Em 1992 o professor Gutenberg implanta a logoterapia enquanto disciplina acadêmica na UEPB; um ano mais tarde institui o estágio supervisionado em Logoterapia. Em 1993 o professor, cria o Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia, aprovado pelo Conselho Superior da UEPB em março de 1994.

Professor Mestre Padre Josandro Félix
Possui Graduação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição(1996-2001). É Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Formação complementar em Direitos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (1998). Formação complementar em Ética Social Cristã pela fundação Konrad-Adenauer-Stiftung Katholisch-Soziales Institut em Bad Honnef, Alemanha (2005). Vigário Episcopal para a Educação, cultura e universidades da Diocese de Campina Grande. Atualmente é o Vice Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, consequentemente, Formador da mesma Casa de oração e Caridade.

Professor Mestre Padre Dezenilton da Silva Santos
Tem formação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Diocesano São João Maria Vianney, de Campina Grande. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Já foi Reitor do Seminário Diocesano de Campina Grande, onde atualmente é Professor.

 

Localização e contato

O Seminário Diocesano São João Maria Vianney fica situado na Rua Estelita Cruz, 307, bairro do Alto Branco

Outras informações: entre em contato nos seguintes números  (83) 3341-1790 / (83) 3343-4226
Seminarista Joseque  9 9812-1376

Por: Ascom com informações Seminarista Joseque Borges

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This