Semana Santa: Solenidades que celebram a Paixão, morte e ressurreição de Jesus

Atualizado em 25/06/19 às 11:202 minutos de leitura339 views
A Igreja Católica vive a semana mais importante dentro do seu calendário Litúrgico. A Semana Santa marca os principais acontecimentos da vida de Jesus e que são celebrados até hoje dentro da tradição da Igreja. De Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, todas as Paróquias realizam as celebrações próprias deste tempo. Dom Manoel Delson, Administrador Diocesano, preside as celebrações na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. No dia 09 de abril foi celebrado o Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral, o momento foi vivido com uma pequena procissão, que sai da Praça para o interior da Catedral. Na Quinta-feira Santa, dia 13 às 8h30, todo o Clero se reúne diante do Bispo na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Na Sexta-Feira Santa, dia 14, acontece a Celebração da Paixão, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz. No Sábado de Aleluia, dia 15, Dom Delson preside a celebração às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. Uma noite cheia de simbolismo, que traz a luz e a água do batismo, sinais fortes da fé católica. Aos que forem à Catedral nesta noite, é pedido que levem uma vela para o momento da vigília. O Domingo de Páscoa é o dia da grande festa da Ressurreição. “A Igreja celebra neste dia santo o mistério central da vida cristã: a vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de graça e santidade, de vida plena e eterna. Tempo de esperança e de paz no Senhor Ressuscitado”, explica Dom Manoel Delson, que preside celebração na Catedral às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30.