Segundo dia do Simpósio de Filosofia e Teologia aborda ideologia de gênero e planejamento familiar

O segundo dia do Simpósio de Filosofia e Teologia, nessa terça-feira (23), foi marcado por amplas discussões sobre a ideologia de gênero e sobre o planejamento familiar, mediante as intervenções de Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, formado em medicina e especializado em pediatria.

No turno da manhã, Dom Augusto falou sobre o distanciamento entre o homem e Deus, ocasionado pelas mudanças no modo de pensar. “Substancialmente ocorre a mudança no modo moderno de pensar, subjazendo uma progressiva autonomia do homem em relação à Deus e à humanidade. As grandes fraturas das ideologias foram introduzindo em nossas culturas uma autonomia, criando uma secularização, passando pelos séculos, com uma normalização do homem, tendo-o como regra de suas ações”, disse. O bispo concluiu sua fala acerca da ideologia de gênero apontando para o cuidado na confusão entre a ideologia e o feminismo.

No turno da noite, o tema foi Planejamento familiar. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro falou como a ideologia de gênero compreende e a sexualidade humana. “A ideologia de gênero distingue entre as diferenças sexuais biológicas e sociais que se admitem ao homem e à mulher; o aspecto biológico não tem valor, mas apenas o aspecto sexual, para a construção do conceito social”. E continuou: “Não temos sexo, mas sexualidade; não tenho um corpo, eu sou um corpo, tenho um espírito corporizado e um corpo espiritualizado; falamos de corporeidade, não apenas de corpo; a pessoa humana é sexuada, não sexual”.

Dom Augusto também lembrou a grande inadequação que se dá em reduzir a espécie humana à aspectos sexuais, desconsiderando a sua integralidade. Ao final, diante de questionamentos e comentários levantados pelos ouvintes, afirmou que o termo “planejar” não é conveniente, tendo em vista o campo de entendimento do planejar em termos reais. “Não se planejam filhos, não se controlam, se constroem a partir da doação um do outro”.

O Simpósio de Teologia e Filosofia iniciado na última segunda-feira (22), segue até a próxima quinta-feira (22), no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco.

Pascom Diocesana com Seminarista Humberto Carneiro

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This