Segue a programação da Semana Missionária 2020 - COMISE

Atualizado em 30/10/20 às 14:222 minutos de leitura414 views

No segundo dia da série SEMANA MISSIONÁRIA, o Conselho Missionário dos Seminaristas traz a primeira dimensão a ser tratada: a dimensão formativa. A entrevista foi feita com o representante do corpo formativo da Casa de Formação, o Pe. Leandro Márcio, reitor do Seminário.

MISSÃO DO FORMADOR

A dimensão formativa é a base e a condução das demais dimensões presentes em um seminário. No Seminário São João Maria Vianney, em Campina Grande, o corpo formativo é constituído pelo reitor Padre Leandro Márcio, o vice-reitor Padre Josandro Félix, o diretor espiritual Padre José Adauto e o diretor do Centro de Estudos Acadêmicos Padre João Jorge Rietveld. Representando todo este corpo formativo, o Padre Leandro Márcio cedeu ao COMISE uma entrevista, explicando como se aplica a missão de uma formador numa casa religiosa que objetiva gerar sacerdotes para o Presbitério de uma Igreja Particular.

“MISSÃO ÁRDUA E BONITA”

Na entrevista, o Pe. Leandro explica o papel do formador dentro de uma Casa Religiosa, mostrando como que, para que o formador alcance o seu objetivo de ser um “instrumento para os seminaristas, para a casa de formação”, é preciso que se abra à ação do Espírito Santo – o primeiro formador. Por isso, segundo o reitor, essa missão de Formador é uma missão árdua e bonita.

CASA DE FORMAÇÃO, CASA DE CRISTO

Continuando a entrevista, o Padre Reitor explica sobre o sentido de o Seminário ser considerado uma casa. “O Seminário [...] é uma casa. Não uma casa meramente física, só, mas uma casa que traz em si uma identidade, uma parentela com Cristo”. Aludindo às casas-estirpes do Antigo Testamento (Casa de Abraão, Casa de Jacob, etc.), o formador aponta que o Seminário deve ser o lugar também de inserção na casa, ou seja, na família de Cristo. Nas palavras do Formador, o Seminário “deve nos levar a nos aproximarmos cada vez mais de Cristo e nos deixarmos formar por Ele”.

A ETAPA DO SEMINÁRIO

Mostrando a missão do formador, o Padre Reitor explica que, sendo o seminário uma etapa, é missão do formador levar os formandos, juntos com ele, a estar mais próximos de Cristo. Complementando sua ideia, Pe. Leandro diz: “mas essa missão só é possível acontecer se nós também, formadores, nos permitirmos caminharmos nesse Caminho, que é o próprio Senhor”.

Confira a entrevista completa:

[video width="1920" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/10/Missao-E-Formacao-1.m4v"][/video]

Informações: COMISE