Pe. João Paulo (centro) com a equipe de preparação da Assembleia

Secretariado Pastoral divulga novidades para a realização da Assembleia Diocesana

Todos os anos a Diocese realiza a sua Assembleia Pastoral, reunindo coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, serviços, novas comunidades, clero e religiosos (as). Para a próxima Assembleia, que será eletiva, o Secretariado Pastoral trouxe novidades para a sua preparação e realização, dando maior dinamismo e participação de todas as esferas pastorais. Um calendário de assembleias preparatórias já foi acertado com os vigários forâneos para o segundo semestre de 2015, já que a Assembleia Diocesana foi transferida para fevereiro do próximo ano.

Segundo o Vigário Episcopal para a Pastoral, Pe. João Paulo Souto Vítor, a ideia é ouvir toda comunidade, desde as estruturas paroquiais até as coordenações diocesanas. “Na próxima Assembleia a Diocese irá apresentar o seu novo Plano Pastoral para o próximo quadriênio, então visamos deixar todo este segundo semestre para a preparação deste Plano, onde vãos ouvir as Paróquias e as Foranias”, relatou. O Padre também falou da novidade deste ano: uma pesquisa popular. “Este ano vamos ouvir também o povo, fazendo isso através de uma pesquisa de opinião em todo território da Diocese. Queremos fazer isso para ouvir as pessoas que estão dentro e fora das nossas realidades eclesiais para, assim, traçar um plano pastoral que atenda as realidades paroquiais”, informou Pe. João Paulo.

Dentro desta preparação para a Assembleia Diocesana, nos meses de julho e agosto devem acontecer as Assembleias Paroquiais; já nos meses de setembro e outubro, as Assembleias Forâneas. Nos dias 13 e 14 de novembro, haverá um encontro com os Vigários Forâneos e as equipes que compõem o Conselho Diocesano de Pastoral para elaboração de um subsídio final de trabalho que será apresentado na Assembleia Diocesana, junto com o Plano Pastoral, para devida aprovação.

“Esperamos que haja um maior envolvimento dos padres – em primeiro lugar – e dos nossos leigos. Acredito que precisamos dar uma renovada no quadro das coordenações e, dentro dessa renovação, que venham pessoas que possam nos ajudar a pensar uma Igreja diferente, que saia, que vá ao encontro das pessoas, como nos pede o Papa Francisco”, disse o Pe. João Paulo falando sobre a expectativa do Secretariado para esta próxima Assembleia. “Tenho esperança que encontremos respostas para uma Igreja concreta, não uma Igreja utópica. Por isso queremos escutar a realidade para dar a resposta que o clero e o bispo esperam de mim enquanto Vigário Episcopal para a Pastoral”, concluiu.

 

Padre João Paulo concedeu entrevista à Pascom no programa A Diocese no Rádio (que vai ao ar aos domingos, das 8h às 10h na Rádio Caturité AM 1050). Quer ouvir a entrevista completa? Clique aqui >>> 150507_002

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This