Secretariado paroquial participa de encontro promovido pela diocese

Realizado no Centro Diocesano de Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor, durante essa segunda e terça, 22 e 23 de outubro, respectivamente, o encontro anual de atualização para o secretariado paroquial da diocese proporcionou aos participantes momentos de espiritualidade, reflexão, estudo e aperfeiçoamento técnico.

Na segunda-feira (22), pela manhã, os secretários receberam formação específica sobre os principais conceitos da profissão, como por exemplo, o comportamento do profissional dentro do ambiente de trabalho, como também, o atendimento aos fieis. No segundo momento, na parte da tarde, a formação tratou dos aspectos sacramentais, tendo como destaque para o Batismo e o Matrimônio, os sacramentos mais recorrentes por quem procura as secretarias paroquiais. Os secretários e secretárias também receberam orientações e esclarecimentos a respeito sistema financeiro da Theos, utilizado pela diocese, além de participarem de Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Hachid Ilo.

Na manhã desta terça-feira, segundo e último dia do encontro, os participantes receberam a visita de Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em suas palavras ressaltou a importância de cada um e o serviço prestado por eles em suas respectivas paróquias. “O trabalho de vocês não deixa de ser, também, um sacerdócio”, sublinhou o bispo diocesano. Na ocasião, ele, através de alguns relatos de experiência, deu dicas e respondeu à perguntas feitas pelos secretários. Após a vista do bispo, os membros do departamento contábil da diocese, Pe. Evanilson Sousa, ecônomo, Marcélio Bastos, auxiliar do economato, e Socorro Araújo, contadora da diocese, conversaram com os participantes sobre questões inerentes ao setor.

“Foi um momento muito produtivo de Formação, Confraternização e Espiritualidade. Tanto no Setor Pastoral, quanto para o Financeiro, pois ficamos cientes das atualizações necessárias. E ainda, tivemos a presença do nosso Pastor, Dom Dulcênio. Onde frisou a importância do acolhimento nas Secretarias Paroquiais. E diante do que foi visto, reafirmo o compromisso assumido na Secretaria, que vai além do trabalho, se tornando uma missão. Onde podemos deixar nossa contribuição para a Igreja de Cristo”, avaliou Dayane Andrade, secretária da Paróquia de Santa Cecília.

Jorge Bruno, secretário da Paróquia de Cubati, falou sobre a motivação após os dois dias do encontro. “Levo aprendizado, experiências e muita vontade de dar o melhor de mim para ajudar a Igreja de Cristo a caminhar da melhor maneira possível, sempre atento às necessidades do nosso povo”.

Todos os anos a diocese promove o encontro de formação para o secretariado paroquial com o propósito de qualificar e aperfeiçoar o serviço prestado por estes profissionais em cada paróquia. “Nosso desejo é de que eles, com mais qualificações, possam servir cada vez melhor nas nossas paróquias”, disse Pe. Antônio Nelson, Chanceler da Cúria Diocesana.

Fotos: Andréa Brito/ Pascom Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This