São Pedro e São Paulo são festejados em Paróquias da Diocese

A Igreja no mundo todo celebra, neste dia 29, São Pedro e São Paulo, os dois grandes Apóstolos da primeira comunidade cristã. Eles são chamados de “as grandes colunas da Igreja”, celebrados como mestres e confessores da fé. Esta solenidade é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal.

Matriz de Caraúbas / Fotos: Pascom São Pedro

Na Diocese de Campina Grande existe a Paróquia de São Pedro, sediada na cidade de Caraúbas, Forania Cariri1, e que abrange ainda a cidade do Congo. A Festa em honra ao padroeiro começa no dia 29 de junho e vai até o dia 8 de julho. “Serão 10 dias de festa em honra ao nosso amado São Pedro. Teremos celebrações todos os dias, vários padres convidados, quermesse com atrações culturais e shows musicais. E nosso Bispo, Dom Dulcênio, estará conosco no dia 01 de julho, presidindo a celebração e crismando os jovens de nossa Paróquia”, adiantou o Pe Gustavo Ferreira, pároco de São Pedro.

Em Campina Grande, comunidades também estão em festa. No bairro Jardim Paulistano a Comunidade São Paulo, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, esta em festa desde o dia 23 de junho. Missas e Quermesse com atrações musicais mantém a tradição de celebrar o Santo padroeiro e reunir a comunidade em uma grande confraternização.

Já no bairro de Bodocongó, tem festa na Comunidade São Pedro, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festa começa nesta quinta, dia 28, e vai até o domingo, dia 01 de julho. Como boa festa católica e super tradicional no bairro, a programação também é composta por Missas e a parte cultural com atrações musicais.

 

Sobre os Santos:

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja”. São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o “Apóstolo dos Gentios”.

Antigamente, acreditava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com São Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e São Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.

A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.

(fonte: portal franciscanos.org)

Oração a São Paulo Apóstolo

Ó São Paulo, vós que, cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anjos, de espada em punho, vos lançastes a luta por Deus e pelo povo hebreu e gentio, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria. São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças, nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade. São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém.

 

Oração a São Pedro – Guardião das Chaves do Céu

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Que eu viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém!

 

Pascom Diocesana

3 Comentários

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This