Reta Final: Na III Jornada Mundial dos Pobres, Pastorais comemoram Jubileu

Atualizado em 10/07/20 às 18:274 minutos de leitura375 views

Em duplo jubileu, pastorais da Pessoa Idosa e da Criança festejam caminhada na Igreja Diocesana em evento realizado no Santuário da Divina Misericórdia

Em mais um ato da Semana Mundial dos Pobres realizada pela Diocese de Campina Grande, o penúltimo evento reservou uma manhã especial neste sábado (16), foram comemorados o Jubileu da Pastoral da Criança, em seus 35 anos de missão e os 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa.

Desde às 9h da manhã agentes das duas pastorais estiveram reunidos no Santuário da Divina Misericórdia no Bairro dos Cuités, coordenadores paroquiais junto às suas equipes encheram o santuário para comemorarem este ditoso momento, onde na ocasião partilharam das histórias de como as pastorais surgiram no Brasil e aqui na diocese, além de apresentações das feitas por cada pastoral.

Por volta das 11h, foi realizada uma Missa presidida pelo Vigário Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz, o Padre Sérgio Leite, concelebrada pelo Antônio Batista, diretor espiritual da Pastoral da Criança e Assistida por Diáconos da Diocese. Um lindo momento para render graças ao Bom Deus por essas duas pastorais que englobam a dimensão das Pastorais Sociais.

Durante a Homilia, o Padre Sérgio frisou que o encontro para comemorar o duplo jubileu, é impulso da palavra de Deus. "Este jubileu é fruto do impulso desta palavra que escutamos. Unimo-nos como uma só família pela palavra. É a palavra revelada que nos alimenta e nos faz sair de nós mesmos, e nos faz ir ao encontro dos demais.". Afirmou o Padre Sergio.

O Padre ainda usou de suas palavras para rememorar a história das duas pastorais e situando-as como pastorais importantíssimas na vida e missão da Igreja. Entusiasmando os fiéis, ele dizia que a vale conhecer e se dedicar ao serviço das Pastorais da Pessoa Idosa e da Criança. De acordo com o Padre Sérgio, a celebração do duplo jubileu, era um sinal da colheita, pois no passado alguém se dedicou plantou e hoje, os frutos cresceram.

Por fim agradeceu em nome de Dom Dulcênio, ao empenho de todos agentes de pastoral, bem como, agradeceu a todo o bem que estas pessoas fazem à igreja e à Sociedade, lembrando que é somente por meio da eucaristia que se encontra a força vital para o seguimento da missão:  "Voltemos sempre à Eucaristia, à palavra. Busque participar da Eucaristia, pois é o que nos faz homens e mulheres novos para defender a vida em todas as suas dimensões!". Afirmou o Vigário Episcopal, o Padre Sérgio.

Para a Coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Valéria, celebrar os 35 anos é motivo de muita gratidão: "Meu coração está repleto de gratidão, essa é uma missão muito bonita, de levar o evangelho e de fazer o bem sem olhar a quem." Expressou a coordenadora.

Participando deste momento, esteve a Coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Viviane Barbosa, ela é da Arquidiocese da Paraíba e veio à Campina para festejar os 35 anos de fundação. "Não podia faltar este momento de fortalecimento na missão, este momento além, de festejarmos aproveitamos para rezar e nos abastecer." Disse a Coordenadora.

Já para Rosa Amélia, Coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, o jubileu dos 15 anos, é uma providência: “Celebrar as duas pastorais é uma providência divina, porque elas, as pastorais lidam com o extremo da vida, a Pastoral da Criança, lida com o começo e a da Pessoa Idosa com a finitude, e não há nada mais de jubiloso que apresentar Jesus, por meio do serviço ao próximo, nessas duas fases tão bonitas da vida.". Comentou.

Os participantes deste encontro doaram produtos de limpeza, destinados ao Santuário da Divina Misericórdia, haja vista, esta casa cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade social; arrecadaram ainda higiene pessoal, que será destinado à Casa de Apoio Rosa Mística e materiais de curativos destinados ao Lar da Sagrada Face.

As Pastorais

A Pastoral da Pessoa Idosa  Tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

A Pastoral da Criança  É um organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Último ato da Semana Mundial dos Pobres

17/11 – Celebração do Dia Mundial dos Pobres Às 11h Santa Missa na Fazenda do Sol Neste dia acontecerá Ação social em diversas paróquias na Diocese

Por: Ascom
Fotos: Carla Miranda