Réplica da Catedral abre suas portas com Pinacoteca Sacra

Atualizado em 25/06/19 às 12:062 minutos de leitura355 views
A réplica da Catedral, que faz parte da cenografia do Parque do Povo, abre suas portas a partir desta terça-feira, dia 21. Este ano os visitantes poderão conferir obras de arte numa Pinacoteca Sacra, onde 15 telas retratam passagens bíblicas com pintura a óleo. As obras são do Artista Paraibano Joab Rocha, que criou as telas especialmente para o Projeto Fé e Cultura da Diocese de Campina Grande. A Exposição ficará aberta todos os dias das 18h às 00h. A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade. “A exposição sacra retrata diversos momentos das duas partes que formam a Bíblia Cristã e tem o objetivo de facilitar a compreensão do espectador acerca de passagens bíblicas que remetem a vida dos profetas, do Filho de Deus e da aproximação do poder divino na humanidade”, explica Joab Rocha. O projeto expográfico e a curadoria são assinados por André Oliveira, que faz parte da coordenação do Projeto Fé e Cultura. Segundo André, “as obras são enriquecidas pelo traço autoral do artista que reúne diversos elementos da pintura para expressar seu olhar acerca das cenas bíblicas. Ele manifesta o seu sentimento religioso e lança um olhar estético sobre a seleção dos trechos bíblicos que inspiram a sua produção sacra”. Para o Pe. Luciano Guedes, coordenador do Projeto, a fé e a cultura são íntimas, pois são traços históricos comuns de toda e qualquer sociedade. “O Projeto Fé e Cultura vem resgatar o lado religioso da festa mais tradicional da cidade como também do nordeste. Nossa intenção é mostrar para as pessoas as riquezas dessa ligação entre a fé e a cultura, que se misturam na composição social”, explica. MISSA DE SÃO JOÃO No próximo dia 24, às 17h30, na Catedral Diocesana haverá a Santa Missa dedicada a São João. Presidida pelo Pe. Luciano Guedes, a Missa será inculturada, com toda liturgia acompanhada dos acordes da sanfona. O Cantor Amazan ainda fará uma participação no momento de Ação de Graças, cantando músicas da cultura popular que falam do Santo homenageado e da festividade a ele dedicada. No dia de São Pedro, dia 29, a Missa terá a participação da cantora Eloisa Olinto.