Rede Século 21 ofere Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola online

Atualizado em 25/06/19 às 11:403 minutos de leitura375 views
A Educação a Distância Século 21 está com inscrições abertas para a 3ª turma do retiro online dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que serão oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD). A turma terá início dia 23 de janeiro, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. A iniciativa, que teve início em julho de 2016, visa facilitar o acesso à espiritualidade inaciana. Ao todo, mais de 1.750 pessoas já vivenciaram os Exercícios Espirituais por meio desta modalidade a distância. Divididos em quatro módulos, os Exercícios Espirituais serão realizados de forma online no site da EAD. Os participantes contam com o apoio de acompanhantes, pessoas com ampla experiência na espiritualidade inaciana e que estarão disponíveis nos fóruns para tirar dúvidas e auxiliar em todo o processo. “É uma grande alegria poder compartilhar a espiritualidade inaciana com pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, por meio da EAD”, destaca Pe. Eduardo Dougherty, Idealizador da EAD Século 21. Pe. Eduardo destaca, ainda, que “hoje é possível usar todos os meios de comunicação, principalmente a internet, para ajudar as pessoas a crescerem na fé e a desenvolverem uma espiritualidade profunda. Depois a pessoa pode procurar um centro Inaciano e se aprofundar ainda mais na espiritualidade de Santo Inácio. Tudo para a maior glória de Deus e para o bem das pessoas”. Cada encontro é composto por um vídeo, com duração média de 10 minutos, material de apoio, momento de oração pessoal e reflexão no fórum de debates. “As pessoas terão acesso a todo o conteúdo por meio da internet. Além de assistir aos encontros, os participantes serão convidados a fazer o seu caminho de oração, a sua própria experiência com os Exercícios Espirituais”, explica Bethania Reis do Marco, responsável pelo setor de EAD da Rede Século 21. O envolvimento e o comprometimento de cada pessoa são essenciais para vivenciar os Exercícios Espirituais. Segundo Bethania, o material foi todo pensado para facilitar um ambiente de oração, porém o participante não deve só assistir aos vídeos, mas precisa também trilhar o seu próprio caminho de oração, fazendo as meditações, partilhando-a com seu acompanhante nos fóruns e reservando ao menos 30 minutos diários para a oração. “Ao preparar-se para acessar a internet e assistir aos encontros, a pessoa deverá criar um espaço próprio para a oração, com um ambiente silencioso. Deverá ter como propósito que nesse momento não acessará outros sites na internet, não se deixará distrair por outros atrativos, como mensagens, ligações e notificações de redes sociais. É um momento de oração, um retiro e por isso ele deve ‘retirar-se’ mesmo que momentaneamente dos outros ambientes, os reais e os virtuais”, orienta Bethania.   Etapas dos Exercícios Espirituais online O retiro online dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola terá 122 encontros online, com material em vídeo e apostilas. Todo retiro será feito pela internet, e está dividido em quatro módulos: Módulo 1: os participantes poderão entender como funcionam os Exercícios Espirituais. Perceberão que são como um caminho, um roteiro de oração que tem o objetivo de favorecer um encontro com Deus, por meio da oração.  Módulo 2: os participantes serão levados a experimentar a misericórdia de Deus, por meio de uma purificação interior. Será um desafio libertador! Módulo 3: compreende a Jornada Inaciana, a Reforma de Vida (Eleição), características da vida pública de Jesus e as Regras de Discernimento. Módulo 4: tem o objetivo de ensinar os métodos de discernimento. Auxilia, por meio da oração, a discernir aonde o Espírito Santo nos quer conduzir para vivermos como discípulos (as) de Jesus, colaborando na construção do Reino. Ao fazer o curso, o participante terá a possibilidade de uma experiência profunda, e será capaz de repensar, avaliar sua caminhada. “Os Exercícios movimentam a pessoa por dentro e, por isso, envolvem a pessoa por inteiro - corpo, mente, afetividade, imaginação - com a finalidade de proporcionar um crescimento espiritual. É a experiência profunda de repensar a vida. E essa experiência deve ser compartilhada com muitas pessoas”, aponta Bethania. A 3ª turma do retiro online “Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola” terá início dia 23 de janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro, no site da EAD Século 21.