Primeiro Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude será on-line

Postado em 04/07/20 às 15:062 minutos de leitura355 views

A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, no próximo 4 de julho, o INTEGRA, o Primeiro Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude. O evento será promovido on-line, pelo YouTube. Os inscritos receberão o link de acesso no e-mail cadastrado.

O INTEGRA quer responder ao apelo dos jovens que compõem os setores de juventude das dioceses do Brasil, que há alguns anos anseiam por um momento de encontro, como setor, de acordo com a Comissão. O evento será oportunidade para formação, troca de experiências e convívio entre os jovens, mas de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19.

Irmã Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, recorda que este espaço de partilha entre jovens acontecia de forma mais esporádica: “Considerando que as expressões já têm seus encontros, pensou-se em dar esta oportunidade também para os membros ativos do Setor Juventude, as equipes de coordenação para fortalecer sua missão. Será um momento de enriquecimento mútuo e de deixar-se contagiar pelo entusiasmo da juventude do Brasil”.

Durante o evento, os jovens poderão compreender a ideia e o funcionamento do Setor Diocesano de Juventude, o “espaço que articulaconvoca e propõe orientações para a Evangelização dos Jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns”, de acordo com as indicações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude”. Tudo isso em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

O tema “SETOR DIOCESANO – POR QUÊ?” aprofundará a identidade do Setor Juventude. Para o padre Antônio Ramos do Prado, assessor externo da Comissão para a Juventude da CNBB, este momento também ajudará na tomada de consciência sobre a importância da sinodalidade e comunhão nesse espaço diocesano. “O Papa Francisco vem motivando os jovens a construir pontes e a negar todo tipo de separação, pois o jovem cristão de qualquer expressão juvenil faz parte da videira que é Cristo”, afirmou.

Programação

Das 14h30 às 16h00: Tema: SETOR DIOCESANO – POR QUÊ? • Layla Kamila – Jovens Conectados (moderadora), dom Nelson Francelino Ferreira,  bispo da diocese de Valença e Presidente da CEPJ (abertura), e padre Antônio Ramos do Prado (conferência).

Das 19h30 às 21h00: Tema: SETOR JUVENTUDE – ESPAÇO DE SINODALIDADE • Layla Kamila (moderadora) e Irmã Valéria Andrade Leal (conferência)

Fonte: CNBB