Plano Pastoral Diocesano: Ano da Fé é concluído

Atualizado em 24/10/20 às 16:413 minutos de leitura374 views

Diante de todas as adversidades enfrentadas neste ano de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, a Diocese de Campina Grande cumpriu com o seu planejamento pastoral, apontando a vivência de um dos pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Pão e Caridade. Sob-responsabilidade da Comissão de Liturgia, foram trabalhados os aspectos da Espiritualidade e a Formação Sacramental.

A Formação Sacramental foi vista com base na apresentação e na explanação do Diretório Diocesano dos Sacramentos. Logo, a Comissão inovou e investiu em transmissões ao vivo – 10 lives foram feitas ao longo do ano, abordando cada Sacramento contido no Diretório. Para assistir as lives, clique aqui e se inscreva no canal da Comissão de Liturgia.

"O Ano da Fé - Pão e Caridade, não obstante as limitações pastorais deste ano, foi realizado com êxito a partir das possibilidades oferecidas. A Comissão de Liturgia, carro-chefe deste ano, utilizou-se de dois eixos temáticos: a espiritualidade eucarística e as orientações do novo Diretório Diocesano dos Sacramentos. A proposta de uma vivência online da pastoral diocesana ofereceu seus bons frutos. Aproveito para agradecer a toda coordenação da comissão, ao nosso Bispo, ao nosso coordenador de pastoral diocesana, a todos os padres, diáconos e, especialmente, aos fiéis leigos de nossa diocese pela acolhida da proposta diocesana". Disse o Padre Danilo.

O Padre destacou oito pontos que julga terem sido frutos deste ano de 2020.

1) a expressão de unidade vivida no tríduo e no dia de Corpus Christi. 2) a capacidade de descobrir novos caminhos de missão e evangelização em tempos difíceis. 3) a ampliação do espaço de comunicação pelas redes sociais ocupado pela Diocese. 4) a expansão da imagem de uma Igreja particular que desenvolveu suas metas pastorais em meio a pandemia. 5) fortalecimento da Comissão de Liturgia como organismo de pastoral diocesana. 6) a disponibilidade de todo material das transmissões como memória e referência formativa para a diocese, foranias e paróquias em nossos canais do YouTube. 7) Fundamental divulgação e formação sobre a importância do Diretório dos Sacramentos para a vida pastoral e sacramental da nossa Igreja. 8) Alcance considerável de expectadores e número expressivo de visualização. 9) o Ano da Fé em tempos de pandemia nos ensinou que o essencial é a Eucaristia e a Caridade.

Confira todas as lives do Ano da Fé clicando aqui Para Dom Dulcênio, o Ano da Fé foi exitoso de digno de muita gratidão: "Esse ano foi muito difícil, mas nosso plano pastoral seguiu e foi muito bem executado; minha gratidão ao Padre Danilo e a todos da Comissão de Liturgia".

Os estudos do Documento 109 reservam uma rica análise feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acerca da realidade da Igreja, apontando os caminhos da evangelização sob quatro pilares: A Palavra (Vida Cristã), o Pão (Liturgia/Eucaristia), a Caridade (responsabilidade social) e a Missão (vida missionária).

Tendo como alicerce os eixos propostos pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora - Pão, Palavra, Caridade e Missão - a Diocese dedicará, a cada ano, um eixo temático, ficando a cargo de comissões diocesanas, que irão desenvolver ações para o ano pastoral, tendo em vista o jubileu dos 75 anos de criação da Diocese de Campina Grande, que será em 2024.

Por: Ascom Correção: Pedro Freitas Fotos: Joaquim Urtiga

falar das lives Avaliaçaõ do Bispo Avaliação do Padre Danilo