Peregrinação: Cruz Missionária é enviada às paróquias da forania cidade em preparação ao MME

Atualizado em 25/06/19 às 09:161 minuto de leitura362 views
No último domingo (19), teve inicio, na Catedral Diocesana, a peregrinação da Cruz Missionária pelas paróquias da forania cidade. A missa de envio, presidida pelo bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada pelo vigário geral, Pe. Luciano Guedes, e o pelo coordenador do COMIDI, Pe. Francisco de Assis, contou com a presença de várias expressões missionárias existentes na diocese. A peregrinação acontece em preparação ao Mês Missionário Extraordinário - MME, proclamado pelo Papa Francisco para outubro deste ano, cujo objetivo é despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. "A peregrinação da cruz missionária em nossa diocese deve ser um momento de rezarmos com as nossas paróquias e pelas nossas paroquias para que os coordenadores de pastorais, grupos e movimentos estejam em harmonia com a Igreja e com Papa Francisco, que pede que nos preparemos para o Mês Missionário Extraordinário", explica Pe. Francisco de Assis, coordenador do COMIDI. Durante os próximos quatro meses, a cruz irá percorrer as 24 paróquias e áreas pastorais da forania. Até setembro, outras atividades estão previstas, como Congresso Missionário, que acontece no período de 09 a 11 de agosto. No calendário abaixo a programação completa: Aspectos da Cruz Missionária A haste da cruz esta em forma de espiral ascendente recordando o movimento caraterístico da missão; os cravos, testemunha o martírio de Jesus na cruz; as flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da pascoa de Jesus. A cruz missionária, neste formato, faz memória às missões jesuítas da Bolívia e a evangelização dos povos da América Latina.