Pastoral Familiar do Regional NE 2 participa de encontro Formativo em Campina Grande

Atualizado em 08/03/20 às 22:463 minutos de leitura346 views

Comissão Regional Nordeste 2 da Pastoral Familiar do promove Encontro de Formação para Coordenadores Diocesanos.

Inspirada no Congresso Eucarístico Nacional deste ano (CEN2020), a Pastoral Familiar da CNBB NE2 deu início, neste fim de semana de 6 a 8 de março, ao primeiro de três encontros de formação para agentes do setor que atuam no âmbito diocesano.

O evento acontece no Centro Diocesano de Formação do Tambor, em Campina Grande (PB). E os membros da Pastoral de sete dioceses da Paraíba e do Rio Grande Norte deverão se reunir em torno do tema “A Eucaristia na vida da família”.

Tendo por objetivo apresentar a Estrutura da Pastoral Familiar, o Encontro promove uma profunda reflexão sobre os papéis e missão dos agentes na ação evangelizadora, além de estudar os pilares do Pão e Caridade, apresentados nas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Na condição de Bispo Referencial da Comissão de Vida e Família, Dom Dulcêncio esteve presente na tarde deste sábado (07) afirmando e reforçando a importância desses momentos de formação para os agentes da Pastoral Familiar. “É importante que todos estejam atentos aos documentos, diretrizes e atribuições para uma boa condução da vida pastoral em cada Diocese”, concluiu o Bispo.

Estão presentes as comissões das Dioceses de Campina Grande, Natal, Caicó, Mossoró, Paraíba, Guarabira e Nazaré. Os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho para estudar as temáticas.

O Casal Regional Milton e Lourdes, que está coordenando a formação, demonstrou bastante entusiasmo tendo em vista a participação de todas as dioceses convidadas para esse momento. “Estaremos realizando ainda em março o mesmo encontro em Triunfo e Palmares para contemplar as demais dioceses de nosso regional”, completou o casal.

>> Acesse a programação completa

No campo da espiritualidade, além da celebração da Santa Missa e de momentos de oração comunitária, a Pastoral Familiar fará um mergulho no texto-base do CEN2020, com uma formação específica para tratar dos pilares “pão” e “caridade”.

O próximo Encontro Regional de Formação da Pastoral Familiar ocorrerá entre os dias 20 e 22 em Triunfo (PE) com sete dioceses dos sertões da Paraíba e de Pernambuco.

Já a última capacitação está marcada para ser realizada entre os dias 27 e 29 em Palmares (PE), onde deverão se reunir mais sete dioceses de Pernambuco e Alagoas.

A Pastoral Familiar integra a Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família, que tem como referencial dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Campina Grande.

CEN2020

A 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN2020) será realizada de 12 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento terá como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (Cf. At 2,45-47)”.

A programação completa do CEN2020 pode ser acessada no endereço https://cen2020.com.br/programacao/.

Com informações e Fotos do evento: Geovaneto Vilar da Pastoral Familiar.
Fonte:CNBB NE 2.
Edição: Pascom Diocesana CG