Pastoral do Surdos promove encontro na cidade de Gado Bravo

Atualizado em 08/03/20 às 21:241 minuto de leitura364 views

A cidade de Gado Bravo, situada na Forania Agreste II e pertencente ao território paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Aroeiras, realizou na manhã do sábado (07) um encontro promovido pela Pastoral dos Surdos. Momento desenvolvido na Capela de Santa Luzia.

Estando à frente deste encontro, Socorro Leal e Enerstina, agentes da pastoral, ambas estiveram juntas à comunidade e surdos e promoveram uma manhã de conversas e reflexões em torno da palavra de Deus. Mediante as necessidades da região no que diz respeito à comunidade surda, a presença da Pastoral dos Surdos é sinal de caridade cristã e de acessibilidade 'sociocomunicacional'.

É por meio da língua de sinais que a Pastoral consegue chegar à comunidade surda. Essa pastoral  Para quem não sabe, a Libras é uma língua (e não uma linguagem) reconhecida por lei no Brasil e possui estrutura e gramática próprias. Por ser uma língua visuoespacial, ela é um muito mais fácil de ser aprendida pelos surdos e por isso é o primeiro idioma da comunidade surda no país.

De acordo com o último Censo do IBGE, a população da cidade de Gado Bravo contava com pouco mais de 8 mil habitantes. No território da Diocese, Gado Bravo, é a cidade com maior número de pessoas surdas em proporção ao tamanho da cidade e da população.

A Pastoral dos Surdos

É um movimento de evangelização dos surdos. Conta com o trabalho voluntário de diversas pessoas (surdas e ouvintes). Sua finalidade é a promoção vivencial do surdo em comunidades de fé. A pastoral do surdo está alicerçada na proposta de vida de Jesus Cristo. Os que fazem parte desta Pastoral são testemunhas no meio em que estão inseridos.

OBJETIVO É o de ampliar o protagonismo dos surdos na comunidade católica incluindo, inserindo e acompanhando as pessoas que possuem a deficiência nas pastorais, movimentos e ações realizadas pela Igreja. Bem como, evangelizar as pessoas surdas, ajudando-as a superar as dificuldades para que conheçam e vivam a Boa Nova de Jesus em todas as dimensões de suas vidas, formando comunidades e participando da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Com informações e fotos: Padre Carlinhos