Pascom presta homenagens aos 80 anos da Paróquia do Rosário, do bairro da Prata, com uma série de vídeos

Atualizado em 30/09/20 às 09:045 minutos de leitura403 views

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, do bairro da Prata, produziu uma série de vídeos homenageando a paróquia pelos seus 80 anos de criação. Na produção, poemas, depoimentos e um arrojo diferenciado para comemorar as 8 décadas de uma das mais tradicionais paróquias da cidade.

Os agentes da Pascom, da Comunidade Rainha da Paz, uma das cinco da Paróquia do Rosário, montou uma série de vídeos há cerca de dois meses, semanalmente eram publicados no Instagram da comunidade Rainha da Paz, como também na rede social do Pároco da Paróquia, Padre Márcio Henrique. Foi dado preferência a fala dos idosos, pois no isolamento social, eles foram os mais afetados e uma forma de vê-los participar da festa era deixar este registro em forma de vídeos.

 O grupo Reviver da Pastoral do Idoso da Paróquia do Rosário, aceitou o desafio e o primeiro vídeo veio contar dos 70 anos de matrimônio de seu Tupã e dona Alice, bodas de vinho. Este vinho encontrado na caminhada de tantos que com alegria deixam suas mensagens e faz a festa acontecer, mesmo que online.

[video width="1080" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/1°-Vídeo-80-Anos-1.m4v"][/video]

A emoção e animação na terceira idade foi tamanha que o segundo vídeo ficou por conta deles novamente, os idosos, que com simplicidade mostraram toda gratidão e fé, cantaram e até com sanfona deixaram suas homenagens.

[video width="674" height="672" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/2°-Vídeo-Do-80-Anos-Da-Paróquia-Do-Rosário-1.m4v"][/video]

Na terceira semana, o Ricardo de Faria Barros, deixou sua mensagem de como o protagonismo juvenil aconteceu na Paróquia do Rosário. Um membro ativo na Igreja de quarenta anos atrás, morando em Brasília no momento atual, representa todos os fiéis que por aqui passaram e deixaram um rastro na construção da evangelização desta paróquia. Como ele, muitos acompanham por meio da tecnologia a caminhada de fé da Igreja do Rosário.

[video width="674" height="676" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/3°-Vídeo-Do-80-Anos-1.m4v"][/video]

O quarto vídeo veio contar da comunidade de São João Batista, mais conhecida como Casa da Criança Doutor João Moura. As irmãs hospitaleiras estão inseridas na Paróquia do Rosário há muitos anos e fazem um trabalho social para 260 crianças.

[video width="1080" height="1072" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/4°-Vídeo-Dos-80-Anos-1.m4v"][/video]

No dia 15 de agosto é data oficial das bodas de carvalho na nossa Paróquia e, para comemorar oficialmente, Ilma Rodrigues deixa sua mensagem no quinto vídeo e o poeta repentista Zé Duardo canta seu repente em honra a Mãe do Rosário.

[video width="1080" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/5°-Video-Dos-80-Anos-Do-Rosário-1.m4v"][/video] Abaixo o repente do poeta Zé Duardo:

Quando o Papa Pio quinto instituiu Essa festa tão linda pra marcar A derrota dos Turcos sobre o mar Em Lepanto que a história toda viu Que o Rosário é o terço que serviu Como arma pra todo adversário Hoje serve num tempo mais precário De remédio pro corpo e coração Oito décadas de história e devoção Da Santíssima paróquia do Rosário.

Muito além da paróquia tem também A Senhora da Guia em sua lista Tem João Moura e ainda Bela vista Com Rainha da paz a tempos vem Na paróquia que quase um século tem Márcio Henrique hoje em dia é o vigário Nosso pároco se fez de emissário Das palavras que mostram a salvação Oito décadas de história e devoção Da Santíssima paróquia do Rosário.

Sua história tão bela é pra contar Pela boca do povo todo dia Mas por causa da triste pandemia Não vai ter como a gente festejar Numa missa se ir para adorar Comungar com a hóstia do sacrário Não podemos pisar no santuário Mas iremos pra lá em oração Oito décadas de história e devoção Da Santíssima paróquia do Rosário.

 

Para finalizar esta primeira parte da série: Paróquia do Rosário, 80 anos de bênçãos, Denise de Faria faz uma colcha de retalhos de fatos históricos que aconteceram na caminhada desses oitenta anos.

[video width="1080" height="994" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/6°-Vídeo-Dos-80-Anos-Do-Rosário-1.m4v"][/video] Segunda Parte A segunda parte da série aconteceu após o dia 15 de agosto, data oficial dos 80 anos da Paróquia do Rosário. O sétimo vídeo veio da comunidade caçula e ainda em construção, Rainha da Paz. Com alegria comemorando seus 10 anos da Pedra Fundamental e deixando os agradecimentos de fazer parte desta Paróquia. [video width="1080" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/7°-Vídeo-Dos-80-Anos-Do-Rosário-1.m4v"][/video] Com uma capela centenária o oitavo vídeo da série conta como está sendo a evangelização desta primeira comunidade, Nossa Senhora da Guia. [video width="1080" height="1076" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/8°-Vídeo-80-Anos-Do-Rosário-1.m4v"][/video] O nono vídeo traz uma representante da equipe de reforma e manutenção da Igreja do Rosário. A Ivonete do Rosário afirmando que quando incluímos o nome da Paróquia ao nosso sobrenome, funciona como um “outdoor divino” em nossas vidas e está selado uma identificação de compromisso. [video width="1080" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/9°-Vídeo-Dos-80-Anos-Do-Rosário-1.m4v"][/video] Com poesia foi como a comunidade em reforma, Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Bela Vista, a única das cinco comunidades em tempos de pandemia que não voltou as missas presenciais, pois está em reforma. Segue o poema de Joran Barreto: [video width="1080" height="1078" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/10°-Vídeo-Dos-80-Anos-1.m4v"][/video]

Criada em 87 e sete para nós foi uma conquista Com a ajuda de todos Que o trabalho persista Com muita satisfação Temos imaculada Conceição No bairro da bela Vista.

Uma comunidade unida mas muito fervorosa para semear a palavra Sempre bem religiosa com grupo de orações Terço dos homens e celebrações Via sacra e missas maravilhosas

Nossa igreja em reforma Vai fazer aniversário Contemplando nosso bairro de Campina é o cenário A emoção nos irradia Parabenizamos com alegria A matriz do Rosário.

O último vídeo da série tem a fala de nossos pastores, padre Márcio Henrique e os que ajudam no pastoreio, Monsenhor Antônio, padre Eugênio e o recém chegado padre Danilo César. Para coroar este serviço encerramos com o hino de Nossa Senhora do Rosário.

[video width="352" height="358" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/09/Whatsapp-Video-2020-09-26-At-18.00.27-1.m4v"][/video]
Texto: Helena Farias
Designer: Daglene Frazão
Edição de vídeo: Dênis Dantas
Edição de áudio: Felipe Farias
Produção: Padre Márcio Henrique, Fernanda Abrantes e Helena Farias
Apresentação: Helena Farias
 

Comentários (0)