PASCOM: 10 anos de missão na Diocese de Campina Grande

Atualizado em 06/06/20 às 22:483 minutos de leitura519 views

Criada em 06 de junho de 2010 pelo então Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, durante a realização do 1ª Mutirão Diocesano de Comunicação a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande chega aos seus 10 anos.

Inspirada na prática e na vivência da Comunicação da Igreja no Brasil, seguindo as Diretrizes do Diretório de Comunicação da Igreja, documento 99 da CNBB, os primeiros passos da Pascom na Diocese de Campina Grande foram dados no sentido de fazer com que a Pascom fosse implantada em todas as paróquias da Diocese a fim de corroborar com as demais pastorais, serviços e movimentos fortalecendo-os pela comunicação entre si.

Aos poucos, com muito trabalho e dedicação, sobretudo com fé e perseverança, os objetivos foram sendo alcançados, e nesses 10 anos a Pascom da Diocese de Campina Grande tem muito a agradecer ao Cristo Salvador, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, as realizações desta missão evangelizadora.

Por meio de encontros de formação e articulação promovidos pela Pascom Diocesana, as paróquias foram aderindo e implantando suas equipes paroquiais de Pascom, chegando em 2020 a 100% de equipes formadas nas paróquias e áreas pastorais, todas desempenhando sua missão com fé, amor, oração, responsabilidade, criatividade e boa vontade, sobretudo em tempos difíceis de pandemia em decorrência do coronavírus, onde o isolamento social afastou os fiéis temporariamente das Igrejas.

Nesse sentido a Pascom tem sido o ponto chave, o elo entre os fiéis e a Igreja, levando aos lares as celebrações das Missas transmitidas pelas mais variadas plataformas virtuais, sempre buscando, cada vez mais, a melhor qualidade de som e imagem.

Comemorando 10 anos de criação, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande, rende graças ao Bom Deus por todos aqueles que colocaram sua vida a serviço e missão da Igreja no papel de comunicar a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo em todos os meios de comunicação disponíveis, seja: Rádio, TV, internet, impressos, entre tantos outros meios.

Além de estar presente nas redes sociais, atuando nas mídias oficiais da Diocese, a Pascom Diocesana, ainda dispõe de um programa de Rádio, o A Diocese no Rádio, que vai ao ar na Rádio Caturité todos os domingos; um programa de Tv, o A Voz da Fé, exibido semanalmente na TV Itararé aos sábados à noite e a Revista Diocese produzida trimestralmente.

A Pascom presta assistência também aos programas do Bispo Diocesano, o Bom Dia Irmãos, que vai ao ar  diariamente, e o Hora Católica, que vai ao Ar aos domingos, ambos veiculados na Caturité.

Também é de competência da Pastoral da Comunicação, auxiliar à grade de programação religiosa da Caturité, a exemplo dos programas apresentados por Padres da Diocese, o Boa Noite Para Você, exibido sempre às 18h de segunda a sábado, o Programa Segue-me, apresentado pelos seminaristas e demais programas religiosos que compõe a grade da emissora.

Compreende-se como serviço pastoral, as transmissões das Missas na TV e no Rádio que também contam com a ajuda da Pascom. Na TV, semanalmente, a Missa é transmitida pela Tv Itararé direto da Igreja do Rosário, aos sábados à noite. E diariamente, a Rádio Caturité transmite a Santa Missa direto da Catedral, sendo de segunda a sexta às 12h, sábados às 19h30 e domingo, a tradicional Missa no Lar, às 10h.

“Agradeço a Deus pela missão que permanecemos desempenhando, sob as orientações do nosso Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, sendo assim motivadores dos nossos agentes paroquiais a serem, em primeiro lugar, seguidores de Jesus Cristo e membros dedicados à Comunicação na Igreja. Que Nossa Senhora da Conceição esteja sempre em nossos corações e em nos nossos gestos. Parabéns aos comunicadores da Diocese de Campina Grande, em especial aos membros da Equipe Diocesana da Pascom; juntos seguimos rezando, comunicando e evangelizando". Agradeceu Padre Márcio Henrique, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação.

Pascom Diocesana