Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Prata-PB, realiza Encontro para Catequistas

Atualizado em 17/03/20 às 07:472 minutos de leitura418 views

Com o objetivo de planejar e refletir a caminhada pastoral, Catequistas da Eucaristia, e de Crisma de Jovens e Adultos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com sede na cidade de Prata-PB, participaram nesse domingo (15) de um encontro paroquial.

Na ocasião, os catequistas das cidades de Ouro Velho, Prata e Amparo estiveram reunidos em um oportuno momento de aprendizado que contou com a Assessoria da Psicopedagoga Amanda Oliveira, e do Pároco, o Padre Eude Araújo. Os Assessores levaram aos Catequistas uma reflexão sobre o chamado –a missão primeira– que é a de aproximar o catequizando a Cristo; conduzi-lo a um encontro pessoal com Nosso Senhor.

Em assunto abordado pela Psicopedagoga, Amanda, ela tratou de explicar aos catequistas, o processo Catequético de inclusão e exclusão, bem como, falou sobre a adequação do mesmo processo às diferentes idades, realidades sociais e pessoais, lembrando que a Catequese não está engessada, pelo contrário, passa por uma mudança e acompanha as transformações sociais.

De acordo com a psicopedagoga, a Catequese está inserida à vida familiar, social e tem por objetivo um só: apontar à experiência pessoal com o ressuscitado, Cristo Jesus. O Pároco, Padre Eude, falou das simbologias usadas no processo catequético, discorreu sobre os espaços e os momentos celebrativos e discutiu junto aos catequistas, um planejamento comunitário com vistas para uma ação pastoral eficaz e produtiva.

Outro ponto discutido pelo Padre Eude, foi à preocupação com a evangelização da juventude, no que diz respeito as questões humanas, como a sexualidade e problemas sociais, como as dependências químicas.

No decorrer do encontro foi mostrado aos catequistas o material que será utilizado durante todo o processo catequético. Como proposta, a catequese fará um trabalho de interação com as demais pastorais da paróquia, visando a  união de catequistas e os mais diferentes agentes de pastorais, o que irá proporcionar uma comunhão e uma troca de experiências.

Foi discutido ainda, o calendário da Catequese, as turmas estão sendo formadas e o início está previsto para o último final de semana de março e se estenderá até abril de 2021, levando em conta encontros já definidos, encontros específicos, por exemplo, como o de pais e padrinhos (catequese familiar), a Catequese com a criança, com o jovem e com o adulto. O Encontro findou com a Santa Missa de envio presidida pelo Padre Eude.

Com informações e fotos: Pascom paroquial e Padre Eude