Paróquia Nossa Senhora do Desterro Implanta a Pastoral dos Surdos

Atualizado em 19/11/19 às 14:432 minutos de leitura405 views
Em tempos de uma comunicação cada vez mais aperfeiçoada, o anúncio do evangelho se faz necessário em qualquer circunstância, pensando nisso e no processo de inclusão social, a Paróquia Nossa do Desterro em Boqueirão implantou nesse domingo (17). O processo de implantação da Pastoral dos Surdos foi ministrado por Socorro Leal, na ocasião também aconteceu a primeira Missa interpretada em Libras. A ideia de implantar a Pastoral dos Surdos partiu do jovem seminarista Allan Silva, que em dado momento se deparou com alguns surdos residentes na cidade. No Seminário, Allan paga uma cadeira de Libras, o que facilitou sua comunicação com os surdos. Ao conversar com um deles, Allan percebeu que a falta de uma interpretação dificultava o entendimento ao deficiente. E não demorou muito para o seminarista procurar o Padre e articular a implantação de uma nova Pastoral na Paróquia, a Pastoral do Surdo. Tendo recebido o apoio do Padre Antônio Batista, Pároco da Comunidade local, o seminarista Allan articulou e trouxe a professora Libras, Socorro. A professora se dispôs a ajudar nas Missas dominicais da Matriz, sempre aos terceiros domingos de cada mês. Atualmente, a Pastoral conta com 14 surdos e também familiares dos surdos. Na Diocese, a Paróquia de Boqueirão passa a ser a 5ª a implantar a Pastoral dos Surdos. Já dispõe do serviço, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Bairro da Prata), outra Paróquia de mesmo nome que também dispõe, é a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário na cidade Aroeiras/PB, há ainda em Nossa Senhora da Guia, de Queimadas/PB, e a Paróquia Jesus Libertador no bairro das Malvinas. Esta pastoral tem como objetivo ampliar o protagonismo dos surdos na comunidade católica incluindo, inserindo e acompanhando as pessoas que possuem a deficiência nas pastorais, movimentos e ações realizadas pela Igreja. A Pastoral dos Surdos

É um movimento de evangelização dos surdos. Conta com o trabalho voluntário de diversas pessoas (surdas e ouvintes). Sua finalidade é a promoção vivencial do surdo em comunidades de fé. A pastoral do surdo está alicerçada na proposta de vida de Jesus Cristo. Os que fazem parte desta Pastoral são testemunhas no meio em que estão inseridos.

OBJETIVO Evangelizar as pessoas surdas, ajudando-as a superar as dificuldades para que conheçam e vivam a Boa Nova de Jesus em todas as dimensões de suas vidas, formando comunidades e participando da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Por: Ascom com informações e fotos, Seminarista Allan Silva

Comentários (0)