Paróquia do Rosário, da cidade de Prata, no Cariri, cancela Festa da Misericórdia

Atualizado em 17/03/20 às 15:454 minutos de leitura333 views

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada na Cidade de Prata-PB, Forania Cariri II, anunciou nessa terça (17) o cancelamento da Tradicional Festa da Misericórdia, após as orientações do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que emitiu nota devido ao estado de alerta causado pelo coronavírus, bem como também, após uma conversa que envolveu o Padre Eude Araújo e as Secretárias de Saúde dos Municípios de Amparo, Prata e Ouro Velho, cidades que compõe a Paróquia.

Em reunião realizada na última segunda (16), o Padre Eude sentou com as Secretárias com o objetivo de fazer um levantamento das ações que estão sendo tomada pelas Secretarias de saúde de cada município e como a Igreja pode ser aliada nessa prevenção contra o Covid-19. As Secretárias municipais de Saúde, Liudmila Carneiro (Sec. de Saúde de Ouro Velho), Verônica Maria (Sec. de Saúde de Amparo) e Aparecida Nóbrega (Sec. de Saúde de Prata), expuseram as ações e medidas de prevenção que cada município têm adotado. Elas, as secretárias, se colocaram a disposição da Igreja e buscaram saber do Pároco como a Paróquia pode ser uma parceira nesse enfrentamento. Para isso, Padre Eude demonstrou sua preocupação para com dois momentos específicos: A Festa da Misericórdia, um evento de grande porte que acontece em Amparo, e também falou da preocupação com as celebrações da Semana Santa. A grande preocupação em comum, tanto do poder público, quanto da Igreja, consiste na localização da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que está próxima ao Estado de Pernambuco, donde, já se tem casos notificados do Coronavírus. Mediante um comunicado a Paróquia estabeleceu alguns esclarecimentos sobre o cancelamento da Festa da Misericórdia, acompanhe abaixo:

- COMUNICADO À COMUNIDADE CATÓLICA DE PRATA, OURO VELHO E AMPARO - ESTADO DA PARAÍBA

Caríssimos fiéis, saudações!

É do conhecimento de todos o sofrimento de muitos de nossos irmãos na fé, espalhados nos cinco continentes, frente a pandemia do COVID-19 (Coronavírus). Nós, católicos sentimos compaixão de tantas famílias afetadas, mas também nos sentirmos no dever de informar, conscientizar para que tal mal não venha a afetar nosso povo neste recanto paraibano por onde circula tantas pessoas de outros estados da federação.

Cientes que devemos cuidar das ovelhas que nos foram confiadas pelo Senhor e que não somos pastores de almas sem corpo, mas de corpo e alma, depois de ouvir os pareceres das Secretárias Municipais de Saúde à saber: Verônica - Município de Amparo; Ludimila - Município de Ouro Velho e Aparecida - Município de Prata, bem como, após ter ouvido a Coordenação Geral da Festa da Misericórdia (evento aberto realizado na cidade de Amparo), eu Padre Eude Gomes de Araújo comunico a todos que:

1ª - FICA CANCELADO o evento entitulado “Festa da Misericórdia" nos moldes de Retiro aberto em Ginásio esportivo, uma vez que no mesmo circularia pessoas dos estados da Paraíba, Pernambuco e São Paulo (atual epicentro da infecção em solo brasileiro);

2ª - Acontecerá nas três cidades (Prata, Ouro Velho e Amparo) no Domingo da Misericórdia, 19 de abril, no espaço de suas respectivas igrejas, uma programação especial, porém mais “reduzida” alusiva à Divina Misericórdia;

3ª - A programação do dia 19 de abril contará com o apoio e presença irrestrita de profissionais da saúde, designados pelas Secretarias de Saúde de cada município que estarão responsáveis pela abordagem e higienização via álcool gel 70° de todos os fiéis que virem a circular no referido evento;

4ª - A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário assumiu como compromisso a utilização do álcool gel 70° para higienização dos fiéis em seus atos celebrativos bem como a informação e conscientização em todos os atos de evangelização realizados por esta paróquia;

5ª - Cessando a ameaça de infecção, poderá a paróquia realizar, ainda neste ano, um outro retiro aberto na cidade de Amparo, visto à crescente evangelização resultante desse evento em anos anteriores.

Certo de que nossas orações unidas a nosso esforço, compreensão e compromisso com a vida nos farão passar por esse deserto de dor e contemplar uma terra menos sofrida, desejo a todos os fiéis saúde e paz.

Padre Eude Gomes de Araújo Pároco

- Sobre o Corona Vírus Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Atualmente no Brasil O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (16) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:
  • 234 casos confirmados, eram 200 no domingo
  • 2.064 casos suspeitos
  • 1.624 casos descartados
  • Transmissão comunitária em SP e no Rio
  • 18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)
São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.
Por: Ascom Informações e Fotos: Padre Eude Araújo