Paróquia de São Pedro é criada em Campina Grande

Atualizado em 06/02/20 às 23:593 minutos de leitura533 views
O conjunto Severino Cabral passa a ser sede da mais nova Paróquia criada na Diocese, a Paróquia São Pedro que foi erigida na noite desta quinta feira (06) por Dom Dulcênio Fontes de Matos. A celebração que marcou a criação da nova Paróquia reuniu Padres, Diáconos, Seminaristas e grande quantidade de fiéis. Na ocasião foi empossado como o primeiro Pároco da Paróquia São Pedro, o Padre Sérgio Leite, ele que atualmente responde pelo Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz. Os Diáconos Permanentes Marcelo Eufrásio e Antônio Garcia foram enviados para exercerem seus ministérios na referida Paróquia, ambos estarão auxiliando o Padre Sérgio nesta nova missão. Padre Sérgio Leite completou recentemente 17 anos de Sacerdócio e receber esta comunidade é sinônimo de missão e muito trabalho: "É uma alegria assumir este trabalho, essa comunidade constituída de 7 comunidades repleta de desafios, coloco-me a disposição para servir ao povo. Espero que nossas lideranças trabalhem juntas em prol do Reino. Conto com a colaboração dos leigos e leigas. Esperem de mim, o meu Sim, Eis-me aqui!". Disse o Pároco. Homilia Partindo da liturgia da palavra, onde no evangelho proferido, Jesus ordenou seus discípulos a anunciarem o Reino de Deus, Dom Dulcênio falou sobre o pastoreio e sobre a missão que o Padre Sérgio estar por vivenciar, lembrando daquilo que a comunidade tanto espera ser apascentada: "O Missionário clerical, religioso ou leigo necessita de recursos para a sua vida de evangelizador, mas precisa também, viver desapegado dos bem materiais; ter um coração despojado, desocupado onde Jesus Cristo possa encontrar espaço, e pouco a pouco, ir transformando o pregador ou missionário em verdadeiro ícone, de maneira que leve Jesus para todos, e não a sua própria pessoa. É exatamente o que esperamos do Padre Sérgio, primeiro Pároco da Paróquia de São Pedro. Fazer tudo para que Jesus Cristo seja cada vez mais conhecido e amado nesta comunidade que hoje é elevada à Paróquia". Lembrou o Bispo de Campina Grande. Adiante, Dom Dulcênio pediu ao povo de Deus que amassem a Igreja e a nova comunidade paroquial, a fim de fazê-la crescer na missão evangelizadora cumprindo seu papel eclesial, administrativo e social: "Aos leigos, assim me expresso: Tenham amor à Igreja, a sua comunidade eclesial. A estrutura eclesial vai-se firmando gradativamente, à medida em que se incorpora as comunidades dos fiéis, unidos pela identidade de fé e de amor recíproco. E assim se ergue, maravilhosamente, o edifício da Igreja, é o que acontece com vocês desta comunidade, de repente, paróquia". E prosseguiu: "Tudo isso é amor, que brota da tomada de consciência de sermos seus membros, chamados a frutificar, através da participação ativa no culto e nas pastorais. O amor à Igreja, a sua comunidade paroquial é um sentimento que não se adquire, sem mais. É preciso desenvolvê-lo, a começar da frequência aos Sacramentos, especialmente, da Santa Missa aos domingos e dias santos de guardas. A partir daí, todo o trabalho paroquial estará consagrado ao Senhor. Antes de ser uma obrigação, é um privilégio". Concluiu o Bispo. O Rito da Missa Próprio da Liturgia da criação de uma Paróquia e posse de um Padre, o Pároco seguiu ritual como de costume, proferindo sua profissão de fé, recebendo do Bispo as chaves  simbólicas da Igreja, a Chave do Sacrário, além de ser conduzido à Pia Batismal. Dom Dulcênio Impôs-lhes à Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão. E dessa forma, o Padre Sérgio Leite  foi empossado como primeiro Pároco da Paróquia São Pedro. A Paróquia A Nova Paróquia já tem uma caminhada eclesial há bastante tempo, a Comunidade São Pedro sempre foi pastoreada pelos Padres Redentoristas. Com a elevação à condição de Paróquia, a Igreja de São Pedro passa a ser a Matriz e a Paróquia será formada por mais sete comunidades, abrangendo os seguintes bairros: Dinamerica III, Conjunto Severino Cabral, Ramadinha II, Mutirão e Serrotão. O território da nova paróquia compreende em torno de 20 mil pessoas.
Por: Ascom
Fotos: Carla Miranda