Paróquia de Santo Antônio acolhe o seu novo Pároco

Atualizado em 08/01/21 às 00:314 minutos de leitura750 views

Padre Adeildo da Silva Ferreira é o novo Pároco da Paróquia de Santo Antônio, que foi empossado pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, na noite desta quinta-feira (07), em concelebração eucarística realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no bairro de Santo Antônio.

A Missa contou com a participação de Padres, Diáconos, Seminaristas, religiosos e demais fiéis que prestigiaram a celebração, a qual foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia e da Diocese. Para esta celebração, Dom Dulcênio falou sobre o amor verdadeiro a Deus que se traduz no cumprimento de seus mandamentos. Adiante, comentou sobre a figura do ungido e teceu encorajadoras palavras ao novo Pároco.

No Evangelho proposto para este dia, Lucas 4, 14-22 temos o episódio em que Jesus, estando na Sinagoga, profere a leitura do Profeta Isaías, que diz: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres..."; partindo dessa meditação, o Bispo explicou que a missão do Padre é justamente essa: ser um outro Cristo e transmitir a libertação aos cativos.

"Para tão sublime missão de Pároco, ungiu-o o Senhor e quando você realiza a libertação e a recuperação, deve sentir sobre você o Espírito Santo, agindo e atuando por meio de você. Por isso, lhe afirmo que você deve pôr-se à disposição do Espírito como dócil instrumento, para que em você e por você o Espírito leve a cumprimento sua obra salvadora e santificadora. Padre Adeildo, você é um ungido do Senhor. Não se canse de dar testemunho de Jesus Cristo, com suas obras, com sua vida; fazendo o que Ele fez, acolhendo os pobres e as pessoas simples, pois estes eram os que ficaram admirados das palavras cheias de graças que saiam da boca de Jesus", disse ao Padre.

Dom Dulcênio também lembrou que da boca de Jesus saiam palavras cheias de graça, de fé, de amor, palavras que compreendiam o próximo, palavras que os paroquianos de Santo Antônio também esperam do Padre Adeildo, e concluiu sua reflexão com um ensinamento do Evangelho deste dia:

"Nossa vida não é como uma linha reta ascendente. Há momentos de glória e outros de desonra. No Evangelho que estamos meditando, verificamos que Jesus era aplaudido: “Sua fama divulgou-se por toda região. Ele ensinava na Sinagoga e era aclamado por todos”. No entanto, em sua Terra (Nazaré), após revelar a todos que era o Messias tão esperado pelos judeus, não lhe deram mais crédito e expulsaram-no de sua terra ao saberem que era filho de José. Jesus se manteve sereno tanto na hora da glória quanto na hora do desprezo. Por isso Pe. Adeildo, atribua a Deus seus sucessos e peça-lhe serenidade na hora dos revezes que você encontrar em sua nova missão".

O Rito

A Missa com o rito de posse do novo Pároco traz em si momentos peculiares, como a renovação das promessas sacerdotais pelo Padre empossado, o recebimento das chaves da Igreja e do Sacrário, a condução à Pia Batismal e ao confessionário, demostrando assim as funções que ele desempenhará como Pároco.

Agradecimento do Padre Adeildo

O Padre Adeildo agradeceu a confiança dada pelo bispo, bem como saudou com gratidão os paroquianos da Paróquia de São José, de Areial, por onde esteve por quase 7 anos. À Paróquia de Santo Antônio, disse estar pronto para dá o seu melhor: "darei o melhor de mim, rezarei todos os dias, como diz o salmista no salmo 89 'Tornai fecundoó Senhornosso trabalho; fazei dar frutos o labor de nossas mãos', esta será minha oração todos os dias", disse. O novo Pároco ainda agradeceu ao Padre Rodolfo e disse ao Diácono Anchieta e ao Monsenhor Lourildo, que espera caminhar juntos.

Sobre o Padre Adeildo

Padre Adeildo ingressou no Seminário Propedêutico de Areia em 2004, em 2005 ingressou no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, estudou filosofia e teologia, sendo ordenado diácono em 2010. Seu Diaconato foi exercido na Paróquia da Sagrada Família, no Rocha Cavalcante, e quando ordenado Sacerdote em 04 de agosto de 2011, seguiu na Sagrada Família como Vigário Paroquial, sendo transferido à Paróquia de São José, em Areial-PB no ano de 2014, onde ficou até momento.

Parte do ministério sacerdotal do Padre Adeildo, foi dedicado à causa da comunicação diocesana, coordenou a Pascom Diocesana, fez um curso de Extensão Cultural no SEPAC, (Serviço à Pastoral da Comunicação) e têm sido incansável  nos trabalhos com a Rádio Caturité. Desde os tempos do Seminário já tinha uma ligação com a Rádio produzindo e apresentando programas religiosos; atualmente responde pela Direção da Programação Religiosa da emissora, além de apresentar os programas “Boa Noite para Você” e o “Formação Permanente”, bem como contribui com a produção e animação de demais programas religiosos.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas Fotos: Joaquim Urtiga