Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã, acolhe seu novo Pároco

Postado em 09/01/21 às 16:103 minutos de leitura553 views

Na manhã deste sábado (09), a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, com sede na cidade de Puxinanã, na Paraíba, escreveu uma nova página em sua história com a posse do seu novo Pároco: Padre Antônio Araújo foi empossado pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em solene concelebração eucarística realizada na Igreja Matriz.

Reunindo Padres, Seminaristas, membros daquela Igreja e o povo de Deus, a celebração foi transmitida também pelas redes sociais da Paróquia e da Diocese, que contou com uma boa participação física e virtual.

A homilia do Bispo Diocesano girou em torno da missão que cada cristão recebe de Deus. De acordo com os ensinamentos de Dom Dulcênio, o cristão recebe dons a fim de que estes sejam desenvolvidos e postos a serviço da comunidade, todos recebem do alto a missão de evangelizar; adiante, falou ao Padre Antônio que o que realmente importa é que ele conquiste os fiéis para o Reino de Deus:

"Eu estou lhes trazendo mais um sacerdote, meus irmãos: Padre Antônio Araújo. Ele não vem para ganhar vocês para ele, mas para Cristo. Como Pároco desta comunidade, o que interessa não é que você se esforce para fazer brilhar suas qualidades, mas sim que os homens se convertam verdadeiramente. Se procederes com reta intenção a mesma glória se dá a Deus tanto com o triunfo, quanto com o insucesso, uma vez que a vitória é Deus quem estabelece ou não a nossa ação, a sua ação. Importa que ele cresça e que eu diminua", comentou.

E ainda se referindo as graças concedidas por Deus, Dom Dulcênio exortou ao Padre acerca da gratidão: "Se você pensar bem, verás que Deus te concedeu muito. Sua saúde, sua inteligência com capacidade, um Bispo que te compreende. Por isso, Padre Antônio, agradeça a Deus por sua nova missão, é Ele que lhe concede para o seu bem e para o bem de seus paroquianos", disse ao padre.

O Rito

A Missa com o rito de posse do novo Pároco apresenta uma liturgia particular que se dá com a renovação das promessas sacerdotais pelo Padre empossado, recebendo alguns objetos como as chaves da Igreja e do Sacrário. Além disso, o Padre é conduzido à Pia Batismal e ao confessionário, demostrando as funções que ele desempenhará como Pároco.

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo está prestes a completar 10 anos de fundação. Atualmente é composta por 13 comunidades e a Matriz. Entretanto, a Igreja Matriz existe há mais de 50 anos, fazendo parte da Paróquia de Pocinhos.

Sobre o Padre Antônio

Pe. Antônio Araújo de Souza foi ordenado em 4 de agosto de 2009, na capela do Seminário Diocesano São João Maria Vianney (CG). Ficou cerca de três meses como Vigário Paroquial com Pe. Assis Meira, em Alagoa Nova. Em seguida foi para a Cidade de Prata, no cariri, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, ficando lá durante nove meses. Foi vigário em Serra Branca, também no Cariri, durante seis meses com o Padre Rogério.

Padre Antônio assumiu por seis anos a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Aroeiras. Em 2017 foi enviado para fazer mestrado em Direito Canônico, em São Paulo. Após três anos de estudos, retornou à Diocese, foi Vigário Paroquial na Paróquia de São José, em Areial. Agora, assume a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo como seu 3ª Pároco.

Por: Ascom com informações Pascom de N. S. Carmo| Edição: Pedro Freitas Fotos: Carla Miranda