Paróquia da Catedral realiza retiro quaresmal para Agentes de Pastorais

No último sábado, 29, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral Diocesana realizou uma tarde de Retiro Quaresmal para todos os Agentes Pastorais envolvidos com a Atividade Litúrgica da paróquia. Estiveram presentes cerca de 160 agentes representantes e membros das ações pastorais de Liturgia, Coroinhas e mães dos coroinhas, Ministros Extraordinários da Comunhão, Catequese infanto-juvenil e PASCOM, que puderam aproveitar os momentos de pregação, deserto e partilha dentro do ambiente organizado na Casa do Menino, no bairro de Santo Antônio.

O Tema do Retiro foi “Vivendo o Tempo Quaresmal – remédios do crescimento espiritual”, abordado pelo missionário Lucas Penteado, da Comunidade Shalom. Em sua pregação, sustentado por textos de santos como São Leão Magno e dos papas, ele abordou o tempo quaresmal a partir do episódio do Senhor Jesus no deserto (Lc 4, 1-13) e a luta do Senhor, em suas tentações, para combater as 3 concupiscências: do prazer, do poder e do orgulho. No fim da pregação, para a reflexão pessoal dos agentes de pastoral, o missionário instigou a pensarem sobre qual dessas concupiscências seria a mais latente e mais urgente em combater.

O Retiro teve início às 14h30, encerrando por volta das 17h15, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral e pároco da Catedral, o Padre Luciano Guedes, que esteve também em retiro junto com os agentes.

Como gesto concreto do Retiro Quaresmal Paroquial, os agentes contribuíram à Casa do Menino, doando várias caixas e latas de leite, para consumo das crianças e das irmãs atendidas pela Instituição.

Informações: Seminarista Luís Felipe