Paróquia da Catedral apresenta projeto da construção da Cripta

A Paróquia da Catedral no ano de 2019 fez alusão aos 250 anos de criação da Igreja Matriz, que foi elevada, posteriormente, à condição de Catedral da Diocese de Campina Grande. Para comemorar, o Padre Luciano juntamente com toda comunidade, presentearam à cidade com a reconstituição do Altar-mor, do Teto da Igreja, com a pintura e a inclusão de quadros sacros.

Já em preparação para mais uma festa da Padroeira, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, juntamente com o Padre Luciano, tornarão público, na próxima segunda (19), o projeto de construção da Cripta da Catedral, que será um espaço subterrâneo onde guardará os restos mortais e a memória dos Bispos Diocesanos falecidos.

O projeto arquitetônico será apresentado pelo arquiteto paulista, Christhian Michael, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Ele fará a apresentação na Missa que será celebrada às 19h, ocasião em que será celebrada a ação graças pelo aniversário natalício de Dom Dulcênio.

Dos objetivos desta construção, compreende-se primeiro que a Cripta servirá para sepultar e fazer memória dos Bispos Diocesanos falecidos; ademais, celebrar a Santa Missa em favor das almas; realizar perpetuamente a Adoração ao Santíssimo Sacramento para o consolo dos fiéis; oferecer diariamente a Confissão para a reconciliação dos penitentes; realizar os momentos de espiritualidade, entrega das pastas e envio para encontros e por fim, acolher pequenas celebrações, como matrimônio, bodas e bênçãos.

A Cripta da Catedral ficará localizada na parte inferior da igreja, próximo ao salão paroquial onde hoje está instalada uma das salas pastorais; no projeto, consta uma reestruturação para o acesso; o espaço será de 70 metros quadrados, o piso será de mármore e granito, com detalhes no teto, desenhado em duas alturas, tendo a parte central em arco com iluminação indireta.

De acordo com o arquiteto responsável, o Senhor Christian, a arquitetura pode ser considerada contemporânea com influência e traços da arquitetura neoclássica.  O lugar sagrado será para a Diocese de Campina Grande, bem como para toda a cidade, um espaço de evocação histórica.

Significado da Cripta

Ao visitar igrejas católicas maiores, particularmente catedrais ou basílicas, geralmente há um área chamada de Cripta. Refere-se a uma capela, normalmente localizada abaixo do corpo principal da uma igreja. O vocábulo deriva do grego kryptein (esconder-se). Santos e mártires eram frequentemente enterrados em Criptas. As Criptas nos remetem espiritualmente aos primeiros cristãos que adoravam a Deus no subsolo nas catacumbas, confiando a Ele os restos mortais de seus amados mortos.

Por: Ascom