Padre nascido em Esperança (PB) é nomeado Bispo de Campo Maior (PI)

Atualizado em 25/06/19 às 11:041 minuto de leitura543 views
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (21), o Pe. Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, terceiro bispo da Diocese de Campo Maior – PI. O religioso é natural da cidade de Esperança (PB), diocese de Campina Grande, e atualmente está na Diocese de Garanhuns (PE). Ele se junta a outros 4 Bispos também nascidos aqui na Paraíba: Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió; Dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares; Dom Eraldo da Silva, bispo de Patos; e Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns. Pe Francisco pertence à Vice-Província da Congregação do Santíssimo Redentor, com sede em Recife. No momento, é pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns. Além de exercer inúmeros encargos na Congregação Redentorista, Pe. Francisco foi Vigário Geral da Diocese de Garanhuns e, hoje, é Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada. O SACERDOTE Nascido em 05 de fevereiro de 1968, em Esperança (PB), padre Francisco de Assis foi ordenado como sacerdote dia 22 de julho de 2000, em Esperança (PB). O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1994, pelo Instituo Teológico e Pastoral e bacharelado em teologia, em 1999, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma. Padre Francisco também formou-se jornalista, em 2010, pela Universidade Católica de Pernambuco. O religioso produziu programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação Dom Helder Abrindo Caminhos. A DIOCESE A Diocese de Campo Maior, no Estado do Piauí, foi criada no dia 12 de junho de 1975 e instalada em 1976. É dedicada a Santo Antônio, como padroeiro, e a Nossa Senhora de Fátima, como co-padroeira. Sua área geográfica é de 28.541 Km2, distribuída em 26 municípios e quatro zonais. A população é de 346.823 habitantes, com 90,3% de católicos. As maiores cidades são: Campo Maior (45.180 hab.); Barras (44.850 hab.); Altos (38.822 hab.); e José de Freitas (37.085 hab.). Esses foram os seus bispos diocesanos: Dom Abel Alonso Nuñez (falecido em 2003) e Dom Eduardo Zielski, transferido para a Diocese de São Raimundo Nonato. A sede da diocese dista 81 Km de Teresina.