Padre Manoel Cristino é Empossado como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em São José dos Cordeiros

Atualizado em 28/07/20 às 09:293 minutos de leitura674 views

Padre Manoel foi empossado pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, durante Missa na noite desta segunda, 27, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em São José dos Cordeiros.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de São José dos Cordeiros, da Forania Cariri I, esteve em festa na noite desta segunda-feira (27), onde acolheu seu novo Administrador Paroquial, o Padre Manoel Cristino, que foi empossado pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Missa solene realizada às 19h30 na Igreja Matriz. Concelebrou com Dom Dulcênio, o Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes com a assistência litúrgica do Diácono Antônio Tributino e o apoio dos Seminaristas.

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, a Igreja comportou apenas 30% da sua capacidade, contando com a presença de alguns paroquianos e autoridades do município. A Missa foi transmitida pelas mídias sociais da paróquia.

Em suas palavras iniciais o Bispo de Campina Grande falou com emoção sobre o seu retorno à cidade, e em estar junto ao seu rebanho para um momento tão especial, como a posse do Padre Manoel. Ao refletir a Liturgia da palavra deste dia, Dom Dulcênio, falou sobre o profeta Jeremias que se deixou guiar pela voz de Deus que desejou unir o seu povo no projeto de salvação.

No Evangelho, Jesus contou duas parábolas, comparando o Reino de Deus com uma semente de mostarda e com o fermento. Ao explicar, o Bispo ensinou que existe um contraste nas figuras empregas por Jesus:

"Nessas duas parábolas, Jesus joga com o contraste entre a pequenez da semente e a grandeza da planta, entre o caráter impuro do fermento e sua capacidade de contaminar positivamente a massa toda. A insignificância da semente produzirá uma árvore grandiosa: um punhado de farinha “apodrecido” fermenta o bom trigo". Explicou o Bispo.

Após a reflexão da palavra, Dom Dulcênio, direcionou sua homilia ao Padre Manoel Cristino: "Seja um bom pastor para esse povo que hoje a Igreja através do seu bispo o confia. O pastor verdadeiro preocupa-se com as ovelhas que perderam. Buscá-las não é fácil, mas o pastor deixa as 99 ovelhas seguras, unidas umas as outras, e vai procurar a ovelha que geme e chora, longe da Igreja.  Padre Cristino, mantenha a sua paróquia unida, essa é a sua tarefa de pastor.  Padre Cristino, seja sinal de unidade".  Concluiu.

Prosseguindo o ritual litúrgico, o Padre Manoel fez sua profissão de Fé e Juramento de fidelidade prometendo obediência ao Bispo. E dessa forma, o Padre Manoel foi empossado como Novo Administrador Paroquial. Aos paroquianos, o Padre agradeceu as manifestações de carinho disse contar com as orações de todos. No próximo dia 30, o Padre Manoel Cristino será apresentado também como Administrador paroquial da Paróquia de São José, em Parari.

Padre Manoel Cristino

Padre Manoel Cristino Silva das Chagas, nasceu na cidade de Serra Branca em 12 de junho de 1972, sendo ordenado sacerdote em 02 de Fevereiro de 2013 pelas mãos de Dom Delson. Já passou pela Paróquia de São Pedro em Caraúbas e Congo. Foi Vigário paroquial no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres em São João do Cariri e também nas Áreas Pastorais de São Sebastião em Gurjão e Sagrado Coração de Jesus e Santo André na cidade de santo André

A Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora das Dores foi erigida em 03 de Janeiro de 2014 pelo então Bispo de Campina Grande Dom Manoel Delson. Antes disso, pertenceu por muito tempo à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca. Atualmente, a paróquia conta com 8 igrejas. Na zona rural há 6 capelas, Na zona urbana contamos com a Matriz e a Igreja de São José.

O link da Missa de Posse do Padre Manoel Cristino https://www.facebook.com/watch/live/?v=315913006258566&ref=watch_permalink
Por: Ascom
Com informações e fotos: Pascom Nossa Senhora das Dores