Padre Ednaldo Gomes é apresentado à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho como Vigário

Atualizado em 15/01/21 às 22:363 minutos de leitura618 views

Tendo passado recentemente a Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança, a Paróquia recebeu um presente na noite desta sexta-feira (15), que é o novo Vigário Paroquial: Padre Ednaldo Gomes.

Em Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que esteve acompanhado de outros dois irmãos do Episcopado, Dom José Falcão, Bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil e Dom Adair Guimarães, Bispo Diocesano de Formosa-GO, que estão de passagem por Campina Grande para visitar Dom Dulcênio.

Esta concelebração eucarística realizada na Igreja Matriz, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia, reuniu Padres Diocesanos, o Diácono Permanente Maurício, que esteve na assistência litúrgica, além dos Seminaristas que prestaram apoio no serviço do Altar, e um bom número de fiéis que estavam presentes respeitando o distanciamento social.

A homilia

No Evangelho Marcos 2,1-12 proposto pela liturgia do dia, a cena que chama atenção retrata a fé, com a cura de um paralítico que é levado até Jesus. Com piedade, Jesus perdoa-lhes os pecados e pede ao paralítico que se levante; partindo desta leitura, o Bispo de Campina Grande explicou que Jesus agiu com solidariedade para com os quatro homens que conduziram o paralítico.

"O Evangelho de hoje confirma o assunto sobre qual meditamos ontem; a cura que Jesus realiza, dos corpos e também do interior de nossas almas. Todavia, não podemos deixar de refletir sobre o Evangelho de solidariedade e de dedicação dos quatro homens que, com tanta boa vontade, carregam o paralítico até Jesus. Estes homens mostram também empenho em levar sua ajuda até o fim, ao fazerem descer o doente pelo teto da casa. Esse exemplo deve nos mover a querer imitá-los, não só pela solidariedade ou amizade, mas pelo amor, vendo naqueles que precisam de nossa ajuda pessoas criadas a imagem de Deus e nas quais Jesus está presente", ensinou Dom Dulcênio.

Noutra parte de sua homilia, o Bispo dedicou suas palavras para acolher e incentivar o Padre Ednaldo na sua nova missão:

“Padre Ednaldo, todas as coisas, diz o salmista, glorificam a Deus. Como e por que o glorificam? Porque cumprem na sua missão, a missão que o Criador lhes determinou. Eu já o conheço um pouco, e sei que  és um homem que nutre a esperança sem desanimar e, dessa esperança, o senhor alimenta o seu ministério por onde passa. Percebo que semeias a virtude da esperança por onde exerce seu ministério no coração de tantas pessoas para que possam entender a pedagogia de Deus na economia da salvação. Por isso, Padre Ednaldo e demais sacerdotes presentes, louvo a Deus por receber dos meus sacerdotes, meus colaboradores imediatos, a demonstração da mais irrestrita fidelidade em colaboração, comunhão e partilha. Obrigado, Pe. Ednaldo, e em seu nome, agradeço a todos os meus Padres pela colaboração e comunhão com o seu Bispo".

Agradecimentos do Padre Ednaldo

O Padre Ednaldo começou saudando e acolhendo os Bispos Dom Falcão e Dom Adair, depois agradeceu ao clero presente, cumprimentou as autoridades e disse ser grato a Dom Dulcênio, como também as Paróquias por onde passou e, por fim, afirmou estar à disposição de todos.

A presença dos Bispos

Dom Adair Guimarães, Bispo diocesano de Formosa-GO, ao se apresentar à comunidade de Esperança, disse da sua alegria em estar visitando e por ter participado desse momento. Lembrou-se da época em que estudou com Dom Dulcênio, no período em que foram seminaristas no ano de 1981, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. "Dom Dulcênio é um amigo que Deus colocou em minha vida, é um homem reto e dedicado as coisas de Deus", disse Dom Adair.

Dom José Falcão, ao tomar a palavra, falou diretamente ao Padre Ednaldo, pedindo-lhe zelo com as coisas de Deus e que tivesse zelo com ele próprio; adiante agradeceu pela amizade de Dom Dulcênio e disse estar encantado pelo que viu na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas Fotos: Pascom de Nossa Senhora do Bom Conselho