Padre Antonio Nelson é empossado como Pároco da Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova-PB

Atualizado em 02/01/21 às 10:193 minutos de leitura716 views

A Paróquia de Santa Ana, com sede no munícipio de Alagoa Nova, acolheu nesta sexta-feira (01) o seu novo Pároco, Padre Antonio Nelson da Silva, bem como o Diácono Joatan Trindade dos Santos, sob a presidência eucarística do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em celebração da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

A Missa de posse foi concelebrada por alguns padres diocesanos, tendo ainda a participação de alguns Seminaristas da Diocese de Campina Grande e de congregações religiosas, como as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que também prestigiaram o momento. Em grande número, fiéis das Paróquias de Nossa Senhora de Fátima e do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de Campina Grande, acompanharam o seu antigo Pároco na chegada para esta nova missão na Paróquia de Santa Ana, a fim de transmitir agradecimentos pelo trabalho pastoral feito por ambos nas antigas paróquias.

Em sua homilia, o Bispo de Campina Grande falou a cerca da Solenidade de Maria Mãe de Deus:

“A Igreja, neste primeiro dia do ano, celebra a Solenidade de Maria Mãe de Deus. Todos nós, cristãos católicos, proclamamos hoje com mais fervor e, principalmente nestes dias tão difíceis, que nos assaltam, inclusive pela ameaçadora pandemia. Imaginemos a candura que resplandece em Maria, pelo fato de ser ela a Mãe de Deus e nossa Mãe. Por ser a Mãe do Senhor, o seu papel é, antes de tudo, preparar para Jesus, e não apenas o fez para o seu natal, quando deu a luz ao filho de Deus, naquele estábulo em Belém, mas continua a preparar para o Senhor almas para sua vida. Não podemos olhar para Jesus sem Maria, e não podemos olhar para Maria sem Jesus”, disse Dom Dulcênio.

Ao Padre Antonio Nelson, Dom Dulcênio pediu que não tivesse medo dessa nova missão:

“Padre Antonio Nelson, não tenha medo, o senhor está chegando em uma comunidade de cristão católicos fervorosos, de pessoas que amam a Igreja, amam a Maria, a Jesus, a Deus, a Santa Ana, e também de pessoas envolvidas com o social, o religioso; estou lhe trazendo para uma comunidade de verdadeiros cristãos católicos”.

À comunidade, Dom Dulcênio deixou sua palavra de ânimo e encorajamento para que saibam lidar na caminhada junto ao novo pároco e ao Diácono Permanente Joatan Trindade que também foi apresentado e irá auxiliar nos trabalhos paroquiais.

“Quero dizer a vocês, que tanto manifestam amor ao seu Bispo, aquela conhecida expressão que diz: ‘Quem beija a boca do filho, adoça a boca do pai’; isto é, tratando bem o seu Pároco, tratando bem o nosso Vigário Paroquial tratando bem o nosso Diácono Joatan, vocês estão dando alegria ao seu Bispo, disto eu não tenho dúvidas”.

Rito

Com ritual próprio, a Missa de posse do novo Pároco contou com momentos significativos e marcantes, como a renovação das promessas sacerdotais pelo Padre empossado, o recebimento das chaves da Igreja e do Sacrário, a condução à Pia Batismal e ao confessionário, demostrando assim as funções que ele desempenhará como Pároco.

Agradecimento do Padre Antonio Nelson

O Padre Antonio Nelson agradeceu a Deus, ao Bispo e a comunidade pela acolhida, e garantiu que vai se esforçar para tratar todas as comunidades da Paróquia com zelo pastoral e amor, e que vai trabalhar, incansavelmente, pelo bem de todos, juntamente com os poderes executivo e legislativo, que coincidente foram empossados neste mesmo dia 01 de Janeiro.

A Paróquia

A Paróquia de Santa Ana, foi criada no dia 22 de fevereiro de 1837, e instalada em 1840, atualmente atende 32 comunidades, entre Zonas Rural e Urbana, bem como diversas pastorais, serviços e movimentos, atuantes nestas comunidades.

Por: Raphael Cavalcante | Agente de pastoral

Fotos: Joaquim Urtiga