Ordenação Presbiteral: Diácono Weslley Rangel é ordenado Sacerdote

Atualizado em 22/09/20 às 09:104 minutos de leitura542 views

O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, ordenou Presbítero para a Igreja Weslley Rangel, em solene celebração realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.

O Neo Sacerdote Weslley Rangel tem muitas razões para louvar a Deus neste dia, assim como toda a Igreja Particular de Campina Grande rende graças a Deus pela chegada de mais um filho ao presbitério, ocorrido na tarde desta segunda-feira (21). A Missa de Ordenação presbiteral foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos; ao que reuniu padres, diáconos, seminaristas e os familiares de Weslley.

Com a capacidade reduzida devido à pandemia, a Igreja de Fátima no bairro da Palmeira em Campina Grande, recebeu uma considerável participação dos fiéis que prestigiaram este momento de fé na vida de Weslley Rangel. A Ordenação foi transmitida e ficou registrada nas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

A Homilia

Na Festa litúrgica do Apóstolo e Evangelista São Mateus, celebrada neste dia, o Evangelho apresenta a cena do convite de Jesus feita ao cobrador de impostos, Mateus: "Segue-me". Embasado neste chamado, Dom Dulcênio explicou o texto bíblico e fez analogia ao chamado feito a Weslley:

"A exemplo de São Mateus, o Diácono Weslley soube compreender a forte e atraente voz do Senhor. Levi levantou-se imediatamente, abandonou o rendoso negócio, mudou de nome e de vida. Deus chamou Levi, me chamou, chamou Wesley e chama você! Deus não exclui ninguém! E todos somos pecadores! Deus nos dá seu amor porque precisamos dele, não porque merecemos", comentou.

Ainda detendo-se ao episódio evangélico, os fariseus acusaram Jesus de comer com os pecadores e cobradores de impostos; Jesus porém, respondeu-lhes com uma lição: "Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”; acerca desse trecho, Dom Dulcênio explica a misericórdia convidativa de Nosso Senhor, que acolhe a todos.

"Não é preciso ser santo para ser chamado por Cristo. Mas, Deus nos chama para tornar-nos santos. Somos frágeis. Ninguém melhor do que nós, padres, para sabermos das nossas fragilidades e limitações. Por isso, devemos trazer, em nós, um vigor santo, um olhar interior de ilimitada confiança n’Aquele que nos chamou e que nos constituiu como instrumentos e como mensageiros. É no padre que Cristo continua a amar o seu povo", disse.

Direcionando sua fala ao Diácono prestes a ser ordenado Padre, o Bispo pediu comunhão, e que vivesse uma vida na realidade de Cristo. Desejou-lhe também santidade e votos de uma vocação feliz:

"Diácono Wesley, como seu Bispo, o que eu espero de você? Amanhã, os meus sucessores, bem como todos os padres, o que esperam de você? Todos esperamos a demonstração da mais irrestrita fidelidade em colaboração, comunhão e partilha.  Seja um homem de Deus e do povo. Seja um santo dos tempos modernos. Que te guarde a Virgem Maria, ela que tanto apelou pela conversão dos pecadores. Ajude-a a fazer com que os homens entendam que a única felicidade, a única vocação feliz, se alcançará quando se fizer a vontade de Deus", concluiu.

O Rito

Como segundo grau da Ordem, a ordenação presbiteral ou sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Ao final da Santa Missa, Dom Dulcênio anunciou que o Padre Weslley seguirá na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Esperança, como Vigário paroquial.

Sobre o Neo Sacerdote

Weslley Rangel Brasileiro dos Santos é natural de Igaracy, cidade localizada no Sertão Paraibano. Cresceu em Campina Grande e viveu como leigo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira. Em 2015 foi enviado ao Seminário, onde cursou Teologia. Weslley fez estágio Pastoral na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Catolé entre 2016 e 2017. Foi estagiário da Paróquia São João Maria Vianney e São Sebastião em 2015, e no biênio 2018-2019. Atualmente desenvolve Estágio pastoral com vista ao Diaconato na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança. Weslley Rangel é formado em Filosofia pela Faculdade João Calvino/Centro de Estudos Acadêmicos do Seminário: 2005-2007; 2015. e Também possui Licenciatura em História pela UEPB: 2009-2014. Como Diácono exerceu suas ordens na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança.

Por: Ascom Fotos: Rafael Augusto e Carla Santos

Galera da imposição das mãos