Ordem Terceira do Carmo inicia Tríduo em honra à Santa Teresa Dávila

Na Missa de Abertura, leigos são admitidos à Ordem,
fazem votos temporários e recebem vestes

A Ordem Terceira do Carmo de Campina Grande deu início na noite desta sexta-feira (11) O Tríduo alusivo à Santa Teresa Dávila, a Santa Doutora espanhola, que foi Carmelita. Na Missa de abertura, a presidência ficou por conta do Frei Cassiano Barbosa, Neo Sacerdote ordenado para Igreja e serviente do carisma Carmelita.

Na Igreja do Carmo, que fica situada no centro, novos 4 jovens foram admitidos à Ordem Terceira, junto a eles, seus familiares, amigos e o povo de Deus que presenciou uma linda noite de profissão votos por parte desses jovens. Fizeram os votos: Junior Francisco, José de Nazaré, Francilvan Lucena e Joelma Silva.

O Neo Sacerdote, o Frade Cassiano, que por sinal é bastante conhecido por essa comunidade, haja vista, durante muito tempo foi assistente espiritual da Ordem Terceira em Campina Grande, na Missa destacava o papel de Santa Teresa, trazendo em sua homilia, trechos da vida desta grande mulher.

Ao falar da vida e da santidade de Teresa, ele remeteu seu exemplo aos jovens que faziam seus votos e perguntou: “Por que querem ingressar na Ordem Terceira? Por que querem o Carmelo? Espero que não estejam entrando por conta dos panos, pois isso passa!”. Questionou o Padre.

O Tríduo segue até o próximo domingo, dia em que pelo calendário litúrgico, a Igreja faz memória de Santa Teresa Dávila.

Confira a Programação:

A Terceira Ordem do Carmo

A Ordem Terceira do Carmo (OTC) é composta por leigos carmelitas que pela graça batismal e pela profissão na Ordem, são chamados por Deus a exercer de um modo peculiar sua missão sacerdotal, profética e real na Igreja e a ser fermento cristão nas atividades temporais, nas quais estão profundamente envolvidos.

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Campina Grande está localizada no Centro da Cidade, na Rua José Bonifácio, numa Igreja que pertence a Ordem Terceira do Carmo e tem mais de 60 anos de fundação.

Santa Teresa de Ávila

A vida de santidade de Santa Teresa de Ávila é celebrada no 15 de outubro, ela que mereceu ser proclamada “Doutora da Igreja”. Nunca um santo ou santa mostrou-se tão “carne e osso” como Teresa d’Ávila, ou Teresa de Jesus, nome que assumiu no Carmelo. Beatificada em 1614, foi canonizada em 1622. O Papa Paulo VI, em 1970, proclamou Santa Teresa de Ávila doutora da Igreja, a primeira mulher a obter tal título.

Por: Ascom
Fotos: Keli Queiroz - Terceira Ordem