O tempo do amor

Atualizado em 25/06/19 às 12:183 minutos de leitura391 views
Os católicos cristãos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo! O que isso significa? É o tempo de se reviver o mistério da vida que vence a morte e nos conduz a salvação através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. As palavras paixão e morte exprimem o drama vivido por Jesus de Nazaré. Ele foi preso, acusado, condenado, flagelado, coroado de espinhos; carregou o próprio instrumento de sua morte, a cruz, e foi crucificado e morto. Se tudo tivesse terminado aí, hoje, certamente não celebraríamos em sua memória, expressando tanta gratidão a Ele que se fez amor. Deus Pai o ressuscitou e, então, uma perspectiva totalmente nova começou para a humanidade. A morte já não é o termo último da vida dos homens, pois Deus os ressuscita para a eternidade. Esses acontecimentos envolvendo a pessoa de Jesus de Nazaré não estão soltos, mas fazem parte de uma história impressionante, que começou com Abraão, o Pai da fé. A experiência de fé do povo hebreu é narrada nos livros que compõem a Bíblia. No início, no livro do Gênesis, a criação é descrita, indicando a ação divina que tudo fez e colocou o homem no paraíso, onde havia harmonia e paz. O primeiro casal, Adão e Eva, rebelou-se contra a ordem divina e perdeu a sintonia com o Criador e o espírito do mal começou a influenciar as suas escolhas. Daí para frente, a história humana passou a ser tecida de tensão entre voltar-se para Deus ou dele se distanciar. Os que conseguiram aproximar-se dele e ouvi-lo, como fez Abraão, Isaac, Jacó, Moisés e os profetas, foram formando o povo eleito com a missão de ajudar a humanidade a se reencontrar com seu Criador e reconquistar a harmonia perdida, o paraíso. Como Deus não desiste dos homens, Ele enviou seu Filho para selar definitivamente sua aliança de amor. Por isso, que Jesus de Nazaré, o Filho de Deus encarnado, veio cumprir a missão de mostrar à humanidade o caminho supremo do amor a Deus e ao próximo. Por causa da sua determinação de realizar a vontade do Pai até o fim, ele se fez amor para com todos e se entregou nas mãos dos homens para, através da sua própria entrega e morte, salvá-los. Esse evento culmina com a sua ressurreição, que é a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o egoísmo, da graça sobre o pecado, enchendo a história de esperança. A vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo é o desfecho desta narrativa de amor de Deus pela humanidade. Os cristãos são convidados a reviver este caminho e se deixar contagiar pela força da paixão de Cristo e abraçar a vida com a inspiração do amor. Esta é a força mais poderosa, que pode mudar o mundo e abrir os corações à esperança da vida nova, em Cristo Ressuscitado. O mundo, hoje, precisa continuar recebendo essa luz! Se Deus não desiste dos homens, ninguém deve desistir dos seus sonhos e da busca de Deus! Feliz Páscoa da ressurreição!