O Diretório Diocesano dos Sacramentos

Atualizado em 16/04/20 às 10:461 minuto de leitura802 views

Diretório foi lançado na Missa dos Santos Óleos e tem por objetivo disciplinar o culto dos Sacramentos.

A Diocese de Campina Grande promulgou e lançou na última quinta-feira Santa na Missa dos Santos Óleos, o Diretório dos Sacramentos. Trata-se de um trabalho produzido por uma comissão diocesana que analisou e desenvolveu orientações para o culto e a disciplina dos Sacramentos.

O Diretório foi promulgado com aprovação do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos e tem por objetivo, à luz dos ensinamentos da Igreja melhor formar e servir ao povo de Deus. A construção desse Diretório se deu durante todo ano de 2019 teve o seguinte processo construtivo:

Composição do texto do diretório pela comissão, depois o texto foi entregue às foranias, estas enviaram propostas de volta à comissão, que por sua vez, tratou dos ajustes, para então chegar a aprovação do Bispo e publicação.

No texto redacional, contém o norte de acordo com a legislação canônica e a realidade diocesana, para a condução, aplicação e celebração dos sacramentos, de maneira que as pessoas que buscam ou frequentam as paróquias possam ser bem acolhidas, cuidadas e evangelizadas. O Diretório trata dos sete sacramentos em sua fundamentação teológica, diretrizes canônicas e orientações pastorais.

A comissão que tratou este diretório foi formada pelos seguintes padres: Antoniel Batista, Daniel Linhares, Danilo César (Secretário), João Afonso, João Jorge, José de Arimatéa, José Jorge, Luciano Guedes (presidente da comissão), além da colaboração de revisão canônica feita pelo Monsenhor João Carlos Acioly e a revisão linguística feita pela professora Doutora Maria Goretti.

O Diretório poderá ser encontrado nas Paróquias que estarão vendendo o material. A comissão que preparou espera que o texto chegue às pastorais, grupos, serviços e movimentos a fim de que, as informações contidas no Diretório sejam de conhecimento de todos.

por ascom, com informações Comissão do Diretório para os Sacramentos.