Diocese Participa da Abertura das Comemorações pelo Centenário de Dom Luís Gonzaga Fernandes no Hospital de Trauma

Postado em 27/08/26 às 21:396 minutos de leitura64 views

Na manhã da última quarta-feira (26/08), uma representação da Diocese de Campina Grande participou da abertura das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Dom Luís Gonzaga Fernandes, patrono do Hospital de Trauma de Campina Grande, e 4ª Bispo de Campina Grande.

Estiveram presentes o Pe. José Marcondes, o Pe. Antônio Carlos (Carlinhos), o Pe. João Jorge, o diácono Marco Danillo, o diácono José Farias (Cazuza), representantes da Cáritas Diocesana, capitaneados por João de Morais, além das irmãs Rosário e Aparecida, do Instituto São Vicente de Paulo, integrantes das pastorais sociais, instituições filantrópicas e de caridade, leigos, autoridades, funcionários e diretores do hospital.

O evento foi realizado no auditório do Hospital de Trauma. Os participantes foram acolhidos por integrantes do Ministério de Música da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

A mesa foi composta pelo secretário executivo de Saúde do Estado, André Vilarim, que enalteceu a relevância dos serviços prestados pela rede de hospitais da Paraíba e, especificamente, do Trauma em Campina Grande, abrindo, nesta comemoração do centenário, a Campanha Solidária: “Partilhar o Pão é acolher o irmão”, que vai acontecer de 26 de agosto a 24 de setembro, com pontos de arrecadação de alimentos no Hospital de Trauma e outras unidades hospitalares em Campina Grande (Clipsi, Hospital das Clínicas, Hemocentro), bem como pontos em três dos locais que serão beneficiados com os alimentos: Paróquia São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima (Aluísio Campos – Campanha Somos Irmãos), Instituto São Vicente de Paula e Catedral Diocesana de N. Sra. da Conceição (Cáritas Diocesana).

Também fizeram parte da mesa o diretor do Hospital de Trauma/CG, Matheus Pedrosa, que destacou a abertura dessa instituição tão importante, acolhendo a todos os presentes e, sobretudo, o corpo médico e funcionários presentes, além de outros diretores do hospital de Campina Grande e João Pessoa.

A Diocese de Campina Grande foi representada pelo Pe. Marcondes (representante do Clero), que agradeceu o convite e apresentou o sentimento da Igreja, tendo essa comemoração como um marco muito significativo pela vida e obra de Dom Luís Gonzaga.

O Padre Antônio Carlos (Carlinhos) foi convidado para uso da palavra, que transmitiu a moção de carinho e agradecimento pela missão de lembrar desse centenário, com alguns exemplos de sua trajetória de seminarista e ligação com o saudoso Dom Luís, apresentando ainda algumas datas importantes da sua história.

Em seguida, o Pe. João Jorge, que lançou um livro sobre a história de Dom Luís Gonzaga Fernandes, muito emocionado, expressou um pouco da sua trajetória, da sua infância, dos primeiros passos no seminário, da humildade, dos sentimentos e caminhada até sua ordenação como padre e, tão logo, como bispo, e, sobretudo, da sua sensibilidade com os mais vulneráveis. Por fim, relatou um testemunho de vida com relação à sua saúde e ao hospital.

O diretor do hospital enalteceu o grande empenho de todos os que colaboraram nesse momento tão especial de comemoração. O último a falar foi o Diác. Marco Danillo, que representou, em sua fala, as instituições, pastorais e campanhas que serão beneficiadas pela ação, que será concluída com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, na quarta-feira (23/09).

Com informações: Diácono Marco Danillo
Fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Trauma



Comentários (0)