Em Alagoa Nova: Adultos Recebem o Sacramento da Confirmação Durante Missa Presidida por Dom Dulcênio

Postado em 23/08/26 às 22:578 minutos de leitura23 views

Celebrando o XXI Domingo do Tempo Comum, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu, na tarde deste domingo, 23 de agosto, a Santa Missa com o rito do Sacramento da Confirmação, na Paróquia de Santa Ana, em Lagoa Nova.

Ao todo, 52 adultos receberam o Sacramento da Confirmação e foram fortalecidos na fé para testemunhar o Evangelho em suas comunidades. A celebração reuniu crismandos, catequistas, familiares, padrinhos e demais fiéis, em um momento marcado pela fé e pela alegria da comunidade paroquial.

Dom Dulcênio foi acolhido pelo Pároco, Padre Flávio, que concelebrou a Santa Eucaristia juntamente com o Padre Adeildo Ferreira. A celebração contou ainda com a assistência dos diáconos Carlos e Joatan e dos seminaristas.

A celebração da Crisma representa um importante momento na caminhada cristã dos fiéis, que, por meio do Sacramento da Confirmação, renovam seu compromisso com Cristo e são chamados a assumir com maior maturidade a missão de testemunhar a fé e servir à Igreja.

Homilia

Dom Dulcênio refletiu sobre “As chaves do reconhecimento”, destacando que Deus confia a cada pessoa os bens do seu Reino, segundo sua vocação. Esses dons devem ser desenvolvidos e colocados a serviço.

Na Primeira Leitura, o bispo apresentou o contraste entre Sobna e Eliacim. Enquanto Sobna se deixou levar pela vaidade, Eliacim recebeu a missão de administrar com responsabilidade e serviço. Assim, a verdadeira autoridade deve estar voltada ao bem daqueles que são confiados a ela.

“Aquele que sonda os corações, vendo o interior de Eliacim – conhecendo-lhe os defeitos inclusive –, pôde perceber, sobretudo, acerca de sua fé, e o envolveu de uma autoridade aberta ao serviço daqueles que lhes foram confiados: “Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai” (Is 22,22-23)”, trouxe.

No Evangelho, Jesus entrega a Pedro as chaves do Reino dos Céus. Dom Dulcênio ressaltou que Pedro foi escolhido mesmo com suas fraquezas, porque reconheceu Jesus como o Messias, o Filho do Deus vivo. Sua autoridade nasce da fé e deve ser exercida como serviço à Igreja.

“O Senhor entrega o que é Seu para quem O reconhece e O aponta; confia o que tem de mais sublime: a Sua Igreja, pela qual deu a vida de maneira cruentíssima. E mesmo com fraquezas, Pedro foi escolhido, não pela capacidade do seu coração, mas por Aquele que detém e é fonte da “profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência” (Rm 11,33), como exclamava São Paulo, na Segunda Leitura, diante da inescrutabilidade e da impenetrabilidade dos pensamentos do Senhor”, disse.

Ao concluir, Dom Dulcênio recordou a continuidade do ministério de Pedro no Papa e convidou os fiéis a reconhecerem o Senhor e colocarem seus dons a serviço do Reino. Ser cristão, destacou, é também uma graça e um compromisso.

“Hoje, Pedro continua com as chaves, agora nas mãos do Papa Leão, que deve, por primeiro reconhecer, indubitavelmente, o Senhor, sem se deixar desviar pelas tentações, inclusive da vaidade. O papado é também um carisma, uma graça privilegiada concedida para a edificação da Igreja. Ser cristão também é graça. Que conduzidos pelo Papa, dóceis à sua autoridade-serviço, aproveitemos a porta aberta pelas chaves do Senhor, e cheguemos à plenitude do Seu Reino”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom



Comentários (0)