Na Paróquia de Fátima, no bairro da Palmeira, Padre Tiago é Empossado como Novo Pároco

Postado em 14/07/26 às 22:5911 minutos de leitura52 views

Tendo prosseguimento às posses dos novos párocos anunciadas na Carta Circular nº 003/2026, publicada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, no último dia 19 de maio, chegou o dia da posse do Padre Tiago Macêdo Felix. O sacerdote foi empossado por Dom Dulcênio como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, em Campina Grande.

A Santa Missa de posse foi celebrada na noite desta terça-feira, 14, e reuniu padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, paroquianos e fiéis de diversas comunidades. Também participaram membros da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santa Rosa de Lima, em Barra de Santa Rosa, de onde o Padre Tiago foi transferido, além de pessoas que acompanharam a celebração pelas redes sociais.

Homilia

Dom Dulcênio destacou a confiança em Deus como fundamento da vida cristã. O bispo acolheu o novo Pároco, agradeceu ao padre Haroldo pelo trabalho realizado e desejou que o Padre Tiago conduza a comunidade com dedicação e espírito de serviço.

“Chega para vocês, paroquianos de Nossa Senhora de Fátima, mais um mensageiro do Senhor. "Bendito aquele que vem em nome do Senhor." Felizes são aqueles que acolhem as sementes do Reino e produzem frutos de conversão. O Senhor lhes conceda luz e força para viverem como autênticos cristãos. Até este último final de semana vocês tiveram como pastor o Padre Haroldo, a quem agradecemos por sua dedicação e amor; a partir de hoje vocês terão o Padre Tiago, já tão conhecido, sua premissa sacerdotal foi entre vocês. Seja bem-vindo, Padre Tiago”, iniciou.

Refletindo sobre as leituras do dia, Dom Dulcênio explicou que confiar em Deus não significa esperar passivamente, mas agir com fé, responsabilidade e perseverança. E reforçou que Deus sustenta aqueles que enfrentam as dificuldades com calma e fidelidade.

“Confiar em Deus não significa cruzar os braços e esperar que Ele faça tudo por nós, mas é ir adiante, fazendo nossa parte, e Deus fará a dele. Quem confia nada teme, ou sabe o que deve temer. Quem confia não desanima na missão, mesmo que as coisas pareçam impossíveis. Quem confia enxerga e valoriza os milagres que constantemente Deus faz em nossa vida. As leituras que foram proclamadas há pouco instante nos iluminam em nosso procedimento e em nossa fé”, refletiu.

Ao comentar o Evangelho, lembrou que Jesus repreendeu cidades que presenciaram seus milagres, mas não se converteram; e sublinhou que, também hoje, muitas pessoas deixam de reconhecer a ação de Deus em suas vidas e destacou a importância da conversão.

“Jesus "começou a censurar as cidades... por terem recusado arrepender-se”. A expressão "maldizer" é forte; porém, a realidade é grave: censurar, repreender, increpou os habitantes daquelas cidades, porque não se tinham convertido, porque nessas cidades, à vista de seus moradores, o Senhor tinha feito os seus milagres e tinha-lhes ensinado sua doutrina perfeita e, no entanto, eles não tinham feito penitência, não se haviam convertido e não tinham aceitado o Reino de Deus, tema central da pregação do Mestre”, disse.

Por fim, incentivou o Padre Tiago a exercer seu ministério sem medo, confiando na força de Deus. Também convidou os fiéis a acolherem o novo Pároco e a enfrentarem os desafios do dia a dia com fé, coragem e esperança.

“Padre Tiago, não tenha medo em sua nova missão, o senhor só precisa confiar em Deus e nada mais. Veja: Isaías, que dizia ser pequeno diante da grandeza da missão, tornou-se um importante profeta dentro da história da salvação do povo hebreu... Que o pároco e os paroquianos percebam, cada dia, o milagre da vida. Que esses milagres percebidos os sirvam de alento em nossas lutas diárias e os ajudem a enfrentar os problemas com calma, fé e coragem”, concluiu.

Agradecimento do Padre Tiago

Durante sua fala, Padre Tiago destacou a presença de Maria em sua caminhada sacerdotal, ressaltando a devoção a Nossa Senhora de Fátima, que sempre marcou sua missão.

Em sua mensagem à comunidade, afirmou que deseja construir um caminho de união e proximidade com os fiéis, especialmente junto aos irmãos mais necessitados e enfraquecidos na fé. Ele sublinhou que a missão evangelizadora só se fortalece quando é vivida em comunhão.

"Meu desejo é caminhar juntos, ajudando os irmãos enfraquecidos. Unidos, de mãos dadas, somente juntos e caminhando juntos podemos realizar a ação evangelizadora", afirmou.

O novo Pároco também agradeceu ao bispo pela confiança depositada ao nomeá-lo para conduzir a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Recordou que celebrou suas primícias sacerdotais na Igreja de Fátima e que, nos primeiros meses de ministério, exerceu ali sua missão pastoral, colaborando com a comunidade.

Agora, retorna à paróquia em uma nova etapa de sua caminhada. "Hoje volto à Paróquia de Fátima, não mais como um padre recém-ordenado, mas como o novo Pároco desta comunidade", destacou, reafirmando sua alegria em assumir a missão e renovando sua devoção à Nossa Senhora de Fátima.

Sobre a Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima é formada pela igreja matriz e outras seis comunidades. Desde sua criação, cinco padres já estiveram à frente da paróquia. Com a posse do Padre Tiago Macêdo Felix, a comunidade acolhe o seu sexto Pároco e inicia um novo tempo em sua missão evangelizadora.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial



Comentários (0)