Padre Manoel Cristino Toma Posse como Novo Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Gurjão
Na noite desta quinta-feira, 25 de junho, a
Paróquia de São Sebastião, no município de Gurjão, viveu um momento marcante de
sua história com a posse Canônica do Padre Manoel Cristino como novo Pároco da
comunidade. A celebração foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo
Diocesano, e contou com a concelebração de diversos sacerdotes da Diocese.
A Igreja Matriz ficou repleta de fiéis que
participaram deste momento. Além da comunidade local, estiveram presentes
autoridades do município e numerosos paroquianos vindos da Paróquia de Nossa
Senhora das Dores, em São José dos Cordeiros, onde Padre Cristino exerceu seu
ministério como Pároco.
Após a leitura da provisão de nomeação, realizada
pelo Padre Israel Pedro, vice-chanceler da Diocese, Dom Dulcênio apresentou
oficialmente o sacerdote à comunidade, confiando-lhe o cuidado pastoral do povo
de Deus em Gurjão. Na ocasião, Padre Cristino professou sua fé e realizou o
juramento de fidelidade, conforme as determinações da Igreja.
O rito de posse seguiu as normas litúrgicas
próprias para a ocasião e foi marcado por gestos de profundo significado
pastoral. Entre eles, destacaram-se a entrega das chaves da igreja e do
sacrário, a visita à pia batismal e ao confessionário, onde o novo Pároco
recebeu a estola roxa. Esses sinais expressam as principais dimensões do
ministério que será exercido por Padre Cristino junto à comunidade: a
celebração dos sacramentos, o anúncio da Palavra e o cuidado pastoral dos
fiéis.
Homilia
Dom Dulcênio destacou que não basta invocar o nome
de Deus, mas é necessário viver seus ensinamentos. Recordando o exílio do povo
hebreu na Babilônia, o bispo explicou que muitas situações difíceis são
consequências das escolhas humanas e não castigos divinos.
“Não basta dizer o nome de Deus, é preciso
praticar, viver seus ensinamentos. Caso o contrário teremos ruínas de uma vida
exilada de Deus. Encontramos algo dessa natureza na primeira leitura, quando o
povo hebreu foi exilado para a Babilônia. O exílio da Babilônia representa a
forma mais explícita das consequências da desobediência a Deus. Não que isso
tenha sido castigo de Deus, mas foi o resultado de escolhas erradas, de
procedimentos que não eram bons”, destacou.
O prelado ressaltou que a fé autêntica exige
coerência entre palavras e ações. Mais do que professar a fé, o cristão é
chamado a testemunhá-la por meio de obras concretas, vivendo de acordo com os
valores do Evangelho.
“Não basta invocar o Senhor, é preciso viver
conforme sua santíssima vontade, acomodando nossas obras aos princípios
evangélicos. Não basta um cristianismo de fórmula, não são as palavras, mas as
obras que fazem com que acreditem em nós, como verdadeiros discípulos do
Mestre, como autênticos consagrados no Senhor”, disse.
O bispo também afirmou que seguir Jesus é assumir
um compromisso que envolve toda a existência. Cristo não deseja apenas ser
reconhecido como Mestre, mas acolhido como caminho de vida.
"A palavra de Deus exige decisão, definição,
mas uma definição não no campo ideológico, e sim no campo da vida. A fé é um
compromisso vital, que compromete toda a vida. Jesus não quer ser aceito
somente como Senhor e Mestre que ensina uma doutrina, mas sobretudo como um
caminho e uma vida que nós devemos percorrer e viver”, pregou.
Concluindo, Dom Dulcênio apresentou o Padre
Cristino como um sacerdote chamado a servir. Recordando que os pastores da
Igreja são servidores do povo de Deus, destacou que a missão do novo pároco
será conduzir a comunidade à luz do Evangelho.
“É exatamente esse caminho que o Padre Cristino vem
para mostrar para vós, filhos e filhas desta amada Paróquia de São Sebastião do
Gurjão. Ele vem como sacerdote ministerial para servir. Sim, os que representam
o Senhor por um munus na Igreja de Cristo, são homens libertados para estar de
prontidão, na plena medida do possível. Como Jesus, Padre Cristino será como
aquele que serve e, simultaneamente, como centro de autoridade no pequeno
rebanho que é a Paróquia de São Sebastião, no município de Gurjão”, findou.
Padre Manoel Cristino
Padre Manoel Cristino Silva das Chagas, nasceu na
cidade de Serra Branca em 12 de junho de 1972, sendo ordenado sacerdote em 02
de Fevereiro de 2013 pelas mãos de Dom Manoel Delson. Já passou pela Paróquia
de São Pedro em Caraúbas e Congo. Foi Vigário paroquial no Santuário de Nossa
Senhora dos Milagres em São João do Cariri e também na então Área Pastorais de
São Sebastião em Gurjão e Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus e Santo André
na cidade de santo André. Sua última paróquia foi a de Nossa Senhora das Dores,
em São José dos Cordeiros.
Sobre a Paróquia
A Paróquia de São Sebastião, situada no município
de Gurjão e pertencente à Forania Cariri I da Diocese, é composta por 10 comunidades. A paróquia foi erigida em 28 de julho de 2018 por Dom Dulcênio Fontes
de Matos, ocasião em que também deu posse ao Padre Dorivaldo como seu primeiro Pároco.
Agora, Padre Cristino assume a missão de conduzir o rebanho de Gurjão,
tornando-se o segundo presbítero a estar à frente da comunidade paroquial.
Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial








































