Neo-Sacerdote Padre Allan Toma Posse como Administrador Paroquial em Gado Bravo
A Paróquia de São José, no município de Gado Bravo, viveu uma
noite histórica e marcada pela gratidão a Deus com a Posse Canônica do neo-sacerdote
Padre Allan Pereira como Administrador Paroquial. A celebração foi presidida
pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e reuniu
sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades civis e os fiéis que acolheram
com alegria o primeiro padre residente da jovem comunidade paroquial.
Criada em 23 de dezembro de 2025, a Paróquia de São José é uma das
mais novas da Diocese de Campina Grande. Pertencente à Forania Agreste II, ela
abrange 26 comunidades, sendo 25 localizadas na zona rural e a igreja matriz
situada no centro da cidade de Gado Bravo. Até então, a paróquia era
administrada pelo Padre Francisco Possiano, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora
do Rosário, em Aroeiras.
Durante o rito de posse, Padre Allan assumiu oficialmente a missão
de conduzir pastoralmente o povo de Deus confiado aos seus cuidados, renovando
o compromisso de anunciar o Evangelho, celebrar os sacramentos e servir com
dedicação às necessidades espirituais da comunidade.
Natural de Areial, Padre Allan Pereira foi ordenado presbítero no
dia 19 de junho de 2026, em solene celebração realizada na Paróquia de São
José, sua terra natal.
O sacerdote ingressou no Seminário Diocesano São João Maria
Vianney, em Campina Grande, no dia 26 de fevereiro de 2018. Ao longo dos anos
de formação, exerceu atividades pastorais em diversas paróquias da diocese. Como
diácono, Padre Allan realizou seu estágio pastoral justamente na Paróquia de
São José, em Gado Bravo. Agora, poucos dias após sua ordenação sacerdotal,
retorna à comunidade para assumir a missão de administrador paroquial,
tornando-se o segundo administrador da paróquia e o primeiro sacerdote
residente da cidade.
Homilia
Dom Dulcênio destacou a providência de Deus ao unir esse momento à
Solenidade do Nascimento de São João Batista. O bispo recordou que, assim como
o Precursor recebeu de Deus sua missão antes mesmo de nascer, também o novo
sacerdote foi chamado para servir ao povo de Deus.
“Hoje é um grande dia, a Igreja celebra a festa de São João
Batista, e, providencialmente a Paróquia de São José de Gado Bravo, acolhe o
seu primeiro Padre, o recém-ordenado Padre Allan Pereira da Silva. A identidade
e a missão do Servo foram determinadas por Deus antes mesmo do seu nascimento,
foi assim com João Batista, é assim também com o novo administrador paroquial
de vocês”, destacou inicialmente.
Em sua reflexão, Dom Dulcênio ressaltou que a missão do padre é
anunciar a Palavra, celebrar os sacramentos e conduzir a comunidade como bom
pastor, sempre em comunhão com a Igreja.
"Paulo Apóstolo destaca a história de Deus com Israel. João
preparou o povo, pelo arrependimento e pelo batismo, para receber o Cristo e
seu Reino. A missão do Padre Allan entre vocês é a de pastorear em nome do
Bispo. Ele exercerá o múnus de ensinar a Palavra de Deus, santificar os fiéis
através dos sacramentos e governar a Paróquia atuando como um bom pastor”,
refletiu.
O bispo também lembrou que João preparou os caminhos para a
chegada de Cristo, tornando-se exemplo para todos os que exercem um ministério
na Igreja. Sua vida continua sendo um testemunho de fidelidade, coragem e
entrega à vontade de Deus.
“Com seu nascimento, me causa uma nova alegria aquela lâmpada
feita para iluminar o mundo, visto que graças a ela tenho reconhecido a
verdadeira luz que brilha nas trevas, mas que as trevas não acolheram: João, de
fato, catequiza primeiro a Igreja, a inicia na penitência, a prepara com o
Batismo e, disposta assim, a entrega a Cristo e a une a Ele; depois, após lhe
ter ensinado a viver na temperança, lhe entrega, com o exemplo de sua própria
morte, a força para dirigir-se à morte com valor” (I,3ss.)”.
Concluindo a homilia, o prelado afirmou que a alegria da festa de
São João Batista aponta para Cristo, a verdadeira luz. Assim, que o início do
ministério do Padre Allan seja marcado pelo mesmo espírito do santo: fazer
Cristo crescer no coração dos fiéis.
“Hoje, celebramos o natal do menino paradoxal, pois, sendo o maior
dentre os nascidos de mulher, cede o seu lugar de grande a quem se faz pequeno
(cf. Lc 7,28), a saber: a Cristo e, por que não dizer, a nós, que entramos na
sua escola de diminuir para que Cristo Senhor cresça. Que o calor, os acordes,
o gosto, a alegria deste nascimento hoje, grandemente, festejado dê lugar ao
nascimento do Sol nascente (cf. Lc 1,78) invicto!”, findou.
Por:
Ascom
Fotos: Pascom Paroquial








































