Encontro de Formação Continuada com Diáconos Permanentes e Esposas é Realizado em Alagoa Nova
No último sábado, 20 de junho, a Paróquia de Santa Ana, em Alagoa
Nova, acolheu os diáconos permanentes e esposas para o encontro de formação
continuada. A programação foi iniciada com a Santa missa presidida pelo Padre
Flávio na Igreja Matriz, sendo acolhidos pelos diáconos Joatan Trindade e Carlos
Miguel. Durante sua pregação o Pe.
Flávio enalteceu a importância dos tesouros que estamos colocando no coração, e
quais tesouros estamos buscando. Concluiu citando: “Bendito seja Deus pelo dom
da vida de cada um de nós, e pela missão confiada aos diáconos.”
O Diác. Marco Danillo (presidente da Comissão Diocesana) agradeceu
em nome da Comunidade Diaconal ao Pároco, Pe. Flávio, e aos diáconos
provisionados naquela paróquia pelo acolhimento e carinho, bem como todos os
presentes e em particular os integrantes da Pastoral da Sobriedade que
participaram da Santa Missa.
Seguindo a programação, todos os presentes se dirigiram ao Centro
Pastoral para o café da manhã e momento formativo.
A 1ª formação foi conjunta com diáconos e esposas, tendo como
temática central o envolvimento dos diáconos permanentes e suas famílias nas
ações voltadas às famílias nas paróquias, e foi conduzida pelo Diác. Anchieta
Araújo (Assessor Eclesiástico da Comissão Vida e Família), juntamente com sua
esposa Regina, e o casal Raildo e Cida que integram a comissão. O Diác.
Anchieta apresentou os diáconos Erick e Manassés que também integram a Comissão
Vida e Família e destacou que todos são chamados a exercer a caridade, e as
famílias precisam dessa caridade, não só na partilha material, mas sobretudo na
escuta, no cuidado e na vivência do sacramento do matrimônio, e que ninguém
melhor que os diáconos para essa formação dos casais juntos a Pastoral
Familiar, nesse elo de ligação entre as famílias e seus párocos, citando ainda: “Naturalmente, o diácono e a
sua família já são integrados a Pastoral Familiar numa paróquia!”.
Algumas experiências familiares apresentadas, o movimento Bom
Pastor, a importância do acompanhamento, a divisão dos setores da pastoral
familiar, os desafios das famílias nos tempos atuais e aprofundamento dos dois
documentos “Familares Consortio (Papa S. João Paulo II - 45 anos) e Amoris
Laetitia (Papa Francisco -10 anos)” foram outros destaques do que foi
desenvolvido na formação.
Em seguida, a 2ª formação sobre a Carta Encíclica do Papa Leão
“Magnifica Humanitas” foi conduzida pelo Diác. Anderson Ramalho que discorreu
sobre o documento em que a Magnifica humanidade criada por Deus encontra-se
hoje perante uma escolha decisiva: Erguer uma nova torre de babel ou construir
a cidade onde Deus é a humanidade habitam juntos. Ressaltou sobre o que cita o
progresso tecnológico, entres eles a utilização da IA (avanços médicos,
diagnósticos mais precisos, gestão de negócios …) e outros veículos, e que tudo
é muito positivo quando “não está a favor do mal” como diz o Papa Leão XIV,
reforçando ainda nos primeiros capítulos a Gaud Et Spes (Alegria e esperança),
tendo o homem como centro da criação de Deus, e como amor de Deus.
Concluiu destacando que a tecnologia deve ampliar a dignidade
humana, da necessidade e busca do diálogo, da doutrina social da Igreja, da
importância daquilo que estamos construindo, e o grande perigo em transformar o
homem num ser híbrido com a máquina, num conceito de transumanismo e
pós-humanismo. O 1° documento da igreja que se preocupa não só com o hoje, mas
com o amanhã, frisou o Diác. Anderson.
Em paralelo, as esposas se reuniram para trabalhar de forma
reflexiva a experiência da identidade de cada uma, nas experiências e
sentimentos individuais vivenciados.
O Diác. Marco Danillo agradeceu os facilitadores da formação e a
presença de todos.
Ao término do dia de formação, foi oferecido pela Paróquia Santa
Ana um almoço de confraternização.
Com informações e fotos: Diácono Marco Danillo





























